Demagogia - Conceito, o que é, Significado

Demagogia-ditadorA demagogia é uma forma de manipulação através das palavras e uma prática que normalmente se associa à atividade política.

A pessoa que tem este tipo de comportamento é um demagogo. Este termo normalmente é usado de maneira pejorativa e tem a intenção de censurar aqueles que praticam certos argumentos enganosos.

O debate político é baseado no uso da palavra e tem a intenção de convencer o próximo em relação ao valor de suas ideias

Para isso, o político recorre a argumentos atraentes, mas que no fundo escondem a verdade. Por este motivo, a demagogia é usada como sinônimo de falsidade ou hipocrisia. É uma maneira de dizer algo para agradar o interlocutor, dizendo exatamente o que ele quer ouvir.

Não é fácil detectar a demagogia, pois ela se manifesta aparentemente como algo comum e correto, de tal forma que diante de um argumento demagogo fica difícil argumentar algo contrário, uma vez que o discurso empregado é convincente para a maioria.

No contexto da civilização grega, a democracia surgiu em Atenas como uma nova forma de governo, em pleno século V a. C. Os atenienses que tinham a condição de cidadão podiam expressar suas ideias, participar de reuniões e postular-se como líderes de sua comunidade. Diante desta circunstância, surgiram os indivíduos com desejo de poder: os demagogos.

Sua capacidade de apresentar-se como orador e seus discursos populares eram dirigidos à população com propostas sedutoras

Alguns políticos se tornaram muito populares por causa destas técnicas e isso provocou a reação de alguns filósofos (especialmente Aristóteles e Platão), que se opuseram a estes indivíduos manipuladores e por isso empregaram o termo demagogo.

Aristóteles expressou suas obras de caráter política sobre a demagogia

Segundo este pensador a democracia era uma forma de governo válida, mas que tinha certos perigos, uma vez que os demagogos podiam usá-las para seu próprio benefício. Eu sua opinião, um sistema democrático corrupto e desgastado resultava em atitudes demagógicas.

Aristóteles mostrou sua grande capacidade de análise ao definir o demagogo como aquele que fala ao povo para seu próprio benefício.

No caso de Platão, seus argumentos contra a demagogia foram mais firmes. Ao comprovar que algumas pessoas se amparavam na democracia e enganavam o povo com falsas promessas e atitudes desonestas, considerou que a democracia não era um bom sistema de governo.

Imagem: iStock. Planet Flem

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: