Deficiência - Conceito, o que é, Significado

A deficiência é a limitação física, sensorial ou intelectual que tem uma pessoa. Do ponto de vista geral, todos os indivíduos sofrem de alguma de alguma deficiência em seu organismo, mas utiliza-se o conceito deficiência para mencionar um alto grau de disfunção.

Ao falar de deficiência física nos referimos normalmente ao sistema locomotor de nosso organismo. Uma pessoa sem uma perna, com pólio ou com baixa motilidade não pode ter a mesma facilidade que outra pessoa. No caso da deficiência sensorial (por exemplo, auditiva ou visual), o sujeito que apresenta esta dificuldade tem uma série de impedimentos em sua vida cotidiana. Quando falamos de deficiência intelectual, (por exemplo, pessoas que sofrem de síndrome de Down), trata-se de um impedimento que afeta as faculdades mentais.

Um dos aspectos complexos em relação a qualquer tipo de deficiência é a dificuldade na hora de avaliar de maneira objetiva esta circunstância. Outro aspecto que não é fácil de resolver é especificar quais são as tarefas que podem ser realizadas ou não, conforme o tipo de deficiência.

A nova realidade das pessoas deficientes

Em alguns países, as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência se encontram desprotegidas legalmente e, consequentemente, sofrem uma marginalização social. Felizmente, esta situação tem melhorado nos países do primeiro mundo. A legislação conta com uma série de direitos dirigidos à proteção dos deficientes. Esta proteção se traduz em mais oportunidades de emprego e especialmente maior aceitação social.

Pode-se dizer que o mais importante em relação à deficiência é a sua normalização

Isto significa que não se trata de ver um cego, um surdo ou alguém com cadeira de rodas como “um bicho estranho”, mas como alguém que simplesmente tem algo em seu corpo que não funciona bem.

A ciência e a tecnologia têm contribuído com novas ferramentas para as pessoas com deficiência

Nesta linha, deve-se ressaltar que os audifonos solucionam alguns casos de surdez e que existem programas de informática que permitem a leitura dos cegos. Estes e outros avanços têm sido muito úteis, uma vez que através de ajuda técnica podem superar facilmente as dificuldades.

Apesar dos avanços legais, sociais e técnicos, as pessoas com deficiência se encontram em situação de desigualdade. Por este motivo, é necessário continuar incentivando medidas para alcançar a normalização deste tipo de grupo.

Imagem: iStock. Christopher Futcher

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: