Crossfit - Conceito, o que é, Significado

Publicidade

O crossfit é uma disciplina esportiva baseada em exercícios intensos para melhorar a condição física. Essa modalidade surgiu no ano 2000, na Califórnia, e assim podemos determinar o seguinte contexto social: a moda do exercício físico e o culto ao corpo, a necessidade de fugir do sedentarismo e a atividade saudável. O crossfit nos leva a uma série de atividades esportivas que nos últimos anos era praticada como um fenômeno global: running, fitness, aeróbica, snpinning, entre outras.

Publicidade

Características básicas do crossfit

Os praticantes de crossfit ficam em forma através de uma série de exercícios funcionais, ou seja, aos movimentos similares que realizamos em nossa vida cotidiana, mas determinados ao benefício físico. Em relação à rotina esportiva, devem-se levar em conta as seguintes questões: levantamento de peso, elementos de ginástica tradicional e os exercícios metabólicos (por exemplo, o remo e pular corda). Todos os exercícios realizados de forma combinada e adequada às características pessoais de cada indivíduo. Neste sentido, o crossfit pode ser praticado por pessoas de qualquer idade ou sexo. O objetivo desse esporte é sentir-se bem fisicamente.

Publicidade

Uma sessão de crossfit é composta de quatro seções: aquecimento, exercícios de técnica e força, rotina diária ou WOD e por final uma série de alongamentos.

Aonde praticar e sua terminologia

A prática do crossfit não é realizada em uma academia convencional. Na verdade, o local onde são realizados estes exercícios é conhecido como box e apresenta as seguintes modalidades: não há espelhos, nem aparelhos ou televisores; todos eles se encontram no mesmo nível e a aparência do local é semelhante a um navio industrial (teto alto, amplitude de espaço e funcionalidade). Em relação a esses elementos específicos podemos destacar os seguintes: rodas de trator, martelos gigantes, jaulas, caixotes, cordas, etc.

No auge do crossfit foi criada uma série de termos específicos. O trabalho diário realizado com as caixas é conhecido como WOD (do inglês work of the day), dar um salto em uma caixa é um Box jump, as barras são pull up, o exercício de remo é o row, o agachamento são os squats e os clássicos abdominais são os sit up.

O esporte e a linguagem

Os termos do crossfit são uma pequena mostra do amplo vocabulário desse sistema de treinamento. O que chama a atenção é que o inglês faz parte dessa modalidade esportiva. Este fenômeno está em destaque na maioria das atividades físicas. Por exemplo, anos atrás, o running era conhecido como jogging ou footing, mas em espanhol há uma palavra específica que significa o mesmo: correr. A pergunta é: porque dizemos running ao invés de correr?

É provável que para alguns, os termos em inglês sejam mais atraentes. No entanto, existe o perigo de distorcer a comunicação. Assim, um esportista de crossfit pode dizer que vai a um box para praticar um pouco de wallball, em seguida squats e ao final do WOD realizar alguns minutos de skipping.

Foto: iStock, DeanDrobot

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: