Conceito » Religião » Crença

Crença - Conceito, o que é, Significado

A crença é a convicção de que algo é verdadeiro e certo. É uma avaliação pessoal que pode ser baseada em elementos racionais ou em uma sensação interna. Ao ter uma crença sobre algo, acredita-se que há uma certeza sobre ela. Isto não significa que a avaliação desta certeza corresponda à verdade, pois certeza e verdade são realidades diferentes.

Em relação aos nossos princípios e ideais, costuma-se dizer que criamos nossas crenças pessoais, são as avaliações ou opiniões sobre diferentes aspectos da realidade. E estas opiniões podem modificar, pois ao longo da vida as crenças também mudam. Por outro lado, as circunstâncias ambientais também interferem no nosso tipo de opinião. A educação recebida e o ambiente familiar são fatores que influenciam as crenças dos indivíduos.

No contexto religioso, o conjunto de princípios e dogmas formam as crenças das pessoas que possuem fé, os chamados crentes

Estes princípios religiosos geralmente são firmes e estáveis, de maneira que os devotos de uma fé mantêm as mesmas crenças ao longo da vida.

Tanto no sentido pessoal como religioso, nossas crenças servem como critério de avaliação, no sentido de que julgamos ou avaliamos tudo aquilo que nos rodeia a partir de um critério estabelecido por nossas convicções. Na linguagem cotidiana se diz que algo vai contra nossas crenças quando sentimos rejeição a isso.

A ideia de crença tem um componente psicológico na maioria dos contextos

Acreditar em uma ideia, em uma pessoa ou em uma doutrina significa que há uma conexão emocional entre as pessoas e de tudo aquilo que acreditam.

Através de uma perspectiva social, uma comunidade de indivíduos costuma compartilhar uma série de valores e tradições formando uma crença social, ou seja, são ideias aceitas pela maioria

Neste sentido, as convicções e avaliações também mudam ao longo do tempo. As crenças do mundo contemporâneo são bem diferentes de outras épocas. Quando o contexto social e as ideias aceitas mudam por algum motivo, as convicções e valores de um povo também mudam num sentido ou outro. Ao longo da história, o componente religioso tem sido o fundamento das crenças gerais, mesmo que no desenvolvimento do pensamento racional e cientifico tivessem surgido novas perspectivas em relação às crenças da sociedade.

Imagem: iStock. ipopba

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: