Conceito » Ciência » Cosmologia

Cosmologia - Conceito, o que é, Significado

A cosmologia é a disciplina que trata da compreensão do universo, portanto, da totalidade do espaço. Este conhecimento tem um caráter científico, mas também é possível entender o universo em seu conjunto em torno da ciência.

Ideias gerais da cosmologia física

Nossa galáxia, a Via Láctea, está formada por uma infinidade de estrelas, sendo que o Sol é uma delas e que possui sua própria família de planetas. Da Terra é possível observar apenas o perfil da nossa galáxia, mas do lado de fora podemos perceber melhor a escala da Via Láctea. Ela possui aproximadamente 20.000 anos luz no disco grosso e uns 100.000 de anos luz de diâmetro.

Segundo os cosmologistas, o universo se encontra em expansão desde sua formação através do Big Bang, uma grande explosão que ocorreu há milhares de anos.

A cosmologia como ciência é uma disciplina que tem relação direta com outra área do conhecimento: a astronomia

Enquanto a astronomia trata das estruturas do universo, a cosmologia estuda sua origem e evolução.

A cosmologia está baseada em dois grandes princípios: a teoria da relatividade de Einstein e a teoria inflacionária. Segundo a primeira, o espaço e o tempo formam uma única dimensão, de tal forma que o tempo se encontra em função do universo determinando seus movimentos. Conforme a teoria inflacionária, o universo foi criado através do Big Bang e consequentemente houve a expansão da sua matéria.

Na atualidade, o estudo da cosmologia não está mais baseado na observação telescópica, mas sim pelos aceleradores de partículas. Através deste acelerador é possível reproduzir o nível de energia que tinha o universo em sua origem e estudar sua posterior evolução e desenvolvimento. Os cosmologistas tentam compreender a natureza do universo e o acelerador de partículas é a ferramenta que pode revelar os dois componentes do universo: a matéria escura e a energia também escura.

Outras cosmologias

A cosmologia física está baseada no universo a partir de uma perspectiva científica. No entanto, existem outras cosmologias, ou seja, outras visões alternativas. Por um lado, temos a cosmologia mitológica (as explicações míticas da origem do universo como as cosmologias babilônicas, chinesas e hindus).

Por outro lado, há também a cosmologia física, iniciada pelos primeiros filósofos gregos que apresentaram várias visões sobre o universo e sua origem. Por último, as religiões também contribuíram com suas próprias cosmologias, por exemplo, na Bíblia aparece a Genesis (livro que descreve a criação do universo).

Imagem: iStock. frentusha

Relacionados:

  1. Universo
  2. Nebulosa do Caranguejo
  3. Big Bang
  4. Big Crunch
  5. Astronomia
  6. Cosmogonia
  7. Teoria Heliocêntrica
  8. Astrobiologia
  9. Astrologia
  10. Física Clássica