Coordenadas Geográficas - Conceito, o que é, Significado

Coordenadas-Geograficas-mapaAs coordenadas geográficas são linhas imaginárias que se encontram dispostas na superfície terrestre, traçadas paralelamente entre si e que servem como referência para localizar determinado ponto sobre o globo terrestre. Há dois tipos de linhas imaginárias: os paralelos que servem para medir a latitude; e os meridianos que servem para medir a longitude.

A latitude de um ponto determinada o ângulo que se forma entre o Equador e esse tal ponto

A latitude, portanto, pode ser norte ou sul e se encontra de acordo com o ponto do hemisfério, assim como pode medir de zero (0) a 90 graus. Além disso, em alguns casos, podemos encontrar referências de pontos localizados no hemisfério sul com latitude negativa.

Conforme citado anteriormente, a latitude pode ser medida através dos paralelos, que são linhas imaginárias que cortam de forma perpendicular o eixo que gira sobre a Terra. O paralelo zero é o Equador, este que localiza a mesma distância de ambos os polos, formando um ângulo reto do eixo da Terra e servindo como referência para dividir a Terra em seus dois hemisférios.

A longitude de um ponto determinada o ângulo pelo plano meridiano que passa por este ponto, como também determina o outro plano através de suas referências de origem

No caso de uma pessoa que se situa justamente no centro do planeta, sobre o meridiano de referência e com vista dirigida ao Polo Norte, os pontos que ficam a sua esquerda teriam uma longitude positiva; enquanto que os localizados a sua direita seriam negativos. Desta maneira, a longitude pode ser leste ou oeste respectivamente e mover-se entre os 0 e 180 graus.

Por outro lado, vale destacar que os meridianos são linhas imaginárias que se dispõem de forma paralela sobre o eixo que gira sobre o planeta.

Para servir como referência o meridiano é aceito como meridiano de Greenwich. Isso se deve ao fato de que, a Inglaterra que era a maior potência mundial da época, impôs o nome de uma de suas cidades inglesas para servir de referência e por determinar a passagem deste meridiano. De qualquer forma, o meridiano de Greenwich serve para saber se uma longitude é leste ou oeste dependendo do lado que se situa o ponto em relação a este meridiano.

Imagem: iStock - mokhtari

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: