Continente - Conceito, o que é, Significado

continente-mapa-coloridoO termo continente apresenta basicamente três usos diferenciados, um relacionado à geografia física, outro ao seguro do lar e por último à linguagem figurada.

No campo da geografia física

A geografia física trata da descrição dos inúmeros acidentes geográficos que se encontram em nosso planeta. Um deles é o continente por ser uma grande extensão da terra. Esta definição parece simples, mas é só aparentemente. Na verdade, não há um acordo pleno sobre o número exato de continentes. Existem três modelos diferenciados. Segundo o primeiro entende-se que há cinco continentes (Ásia, África, América, Europa e Oceania). No segundo modelo afirma-se que há seis continentes (os cinco anteriores mais a Antártica). E no terceiro podemos dizer que há sete continentes (os cinco tradicionais, mais a Antártica e a divisão da América em dois continentes, a América do Norte e a América do Sul).

Esta diferença em relação ao número de continentes não é a única controvérsia, já que alguns especialistas consideram que Ásia e Europa fazem parte da mesma massa continental (Eurásia). Este aspecto nos faz lembrar um fato: a divisão geográfica dos continentes não coincide com a dimensão histórica e política.

Do ponto de vista da geologia, os continentes atuais têm uma origem comum, pois há milhares de anos existia uma massa continental uniforme denominada Pangea (termo grego que significa Terra). Segundo a teoria das placas tectônicas Pangea se dividiu em duas grandes estruturas: Gondwana e Laurasia.

Mapa Político (clic para ampliar)

Mapa Político Completo

No campo das companhias de seguro

Quando uma pessoa contrata uma apólice de seguro relacionada à sua moradia, a mesma se depara com dois termos: continente e conteúdo. O continente consiste a estrutura do lar, ou seja, tudo aquilo que está fixo e não pode mudar de lugar (as portas, janelas, paredes, instalação de luz, água, etc.). O conteúdo se refere a tudo aquilo que se encontra no interior do lar, mas que pode ser modificado com relativa facilidade particularmente dos móveis e dos eletrodomésticos.

A distinção entre conteúdo e continente depende do tipo de moradia. Por outro lado, estes dois conceitos são determinantes para estabelecer a cobertura do seguro do lar e o tipo de modalidade da apólice.

Na linguagem figurada

Em certas ocasiões a palavra continente é empregada de maneira figurada. Assim, podemos referir a uma caixa como o continente de algo, contrário a isso, pode-se definir o conteúdo com o que há dentro desta caixa. Desta forma, dentro de um discurso podemos diferenciar duas situações: a mensagem seria o conteúdo e o continente a forma com a qual é apresentada.

Fotos: iStock, Maxger / bogdanserban

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: