Contente - Conceito, o que é, Significado

Contente-pessoasO adjetivo contente expressa a satisfação pessoal. Sentir-se ou estar contente indica que alguém está bem consigo mesmo.

Como qualquer outro adjetivo, podemos especificar de maneira gradativa, de tal forma que podemos dizer que uma pessoa se encontra contente de diversas maneiras. Sabemos que uma pessoa tem esta sensação interna em função de sua atitude, suas palavras e ações.

Podemos citar três níveis diferenciados em relação ao sentimento que nos pertence

Caso seja moderado pode-se dizer que estamos contentes. Se a intensidade é maior podemos afirmar que nos encontramos alegras. Por último, a felicidade expressa o estágio mais alto da plenitude.

O oposto de contente seria envergonhado, triste ou insatisfeito

Desta maneira, estar contente ou triste são dois valores fundamentais para expressar o estado de ânimo em determinado momento. Ao longo do dia, estas sensações podem mudar. Entretanto, cada indivíduo tem uma tendência de caráter que varia para cada estado de ânimo. Assim, quem habitualmente está contente pode ser considerado um indivíduo otimista, proativo e que valoriza sua realidade pessoal de modo favorável. Desta maneira, quando uma pessoa se encontra contente na maior parte do tempo pode se considerar um sujeito feliz.

Um dos aspectos psicológicos relacionados ao sentimento de satisfação é a motivação, uma vez que não se discute que as circunstâncias pessoais são importantes e fundamentais

A motivação pessoal age como um mecanismo interno, de tal forma que dá força ou energia para conduzirmos as diferentes sensações sejam elas agradáveis ou não. Um indivíduo saudável mentalmente é aquele que busca o bem-estar e a realização pessoal, consequentemente, deseja estar contente e evitar a tristeza. Apesar disso, esta inclinação nem sempre pode ser conseguida e há muitos fatores que podem influenciar negativamente, como mostra a própria genética, um ambiente desestimulante ou um período adverso da vida.

Se alguém afirma “estou satisfeito” não significa que necessariamente está assim. De fato, podemos nos enganar ou mentir aos outros por algum motivo. No caso de uma pessoa que não está contente, podemos falar de um possível caso de depressão ou de outro problema psicológico.

O ser humano busca a felicidade, embora este objetivo seja realmente complexo e difícil de encontrar a receita certa ou o caminho adequado para conseguir. Por este motivo, em certas ocasiões, são recorridas a alternativas que aparentemente levam a uma satisfação (algumas drogas ou álcool agem na mente criando uma falsa sensação de plenitude).

Imagem: iStock - Mikolette

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: