Conceito » História » Contemporâneo

Contemporâneo - Conceito, o que é, Significado

ContemporaneoContemporâneo vem do latim contemporaneus e quer dizer o que coincide com o tempo. Isto significa que duas pessoas que vivem em um mesmo período de tempo são contemporâneas. O mesmo pode-se dizer daqueles acontecimentos que ocorreram em um mesmo período de tempo, como mostram os Jogos Olímpicos de 1968 no México e os movimentos estudantis em Paris. Estes são feitos contemporâneos, pois acontecem em um mesmo ano.

A compreensão dos fatos históricos

O ser humano precisa classificar o conhecimento de alguma maneira. Para compreender a história é necessário classificá-la de maneira cronológica. Tradicionalmente a história da humanidade é dividida em grandes etapas: a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e o período mais recente, a Idade Contemporânea. A mudança de uma idade para outra permite estudar e compreender de forma homogênea um período de tempo mais amplo.

Os historiadores concordam em indicar que a Idade Contemporânea teve início na Revolução Francesa de 1789. A escolha desse acontecimento histórico faz muito sentido, já que a Revolução Francesa estabeleceu uma mudança significativa com a etapa anterior e criou um novo rumo na história da humanidade. Porém, a ideia de mundo contemporâneo não é nada mais do que uma forma de classificação, pois na pratica não há uma ruptura absoluta com as etapas anteriores. De fato, muitas das realidades contemporâneas provêm do mundo antigo ou do medieval.

O contemporâneo

O conceito contemporâneo é usado como sinônimo de atual. Assim, a moda, a cozinha e a música do presente são definidas como contemporâneas. Esta definição sugere que uma atividade faz parte das coordenadas do presente.

A contemporaneidade é um conceito eminentemente temporal e, consequentemente, o que agora é atual será antigo no futuro. O tempo é, em poucas palavras, o elemento que organiza a vida de cada pessoa e a transformação da própria humanidade. Platão e Aristóteles foram contemporâneos e tinham a ideia de tempo (os dois personagens da antiguidade compartilhavam um mesmo tempo). Por outro lado, o que é antigo pode ser considerado de certa forma algo contemporâneo (por exemplo, alguns pensadores clássicos de outras épocas são valorizados no presente e ao mesmo tempo considerados contemporâneos, pois suas contribuições são válidas até hoje).

Imagem: iStock. zzy_hsdc

Relacionados:

  1. Antiguidade Tardia
  2. Eixo Cronológico
  3. Periodização
  4. Idade da Pedra
  5. Idade do Bronze
  6. Idade do Ferro
  7. Renascimento
  8. Turista
  9. Relato Histórico
  10. Paleografia