Conceito » Comunicação » Conotação

Conotação - Conceito, o que é, Significado

A conotação de um termo se refere à intenção de usar determinada palavra. Trata-se de uma série de aspectos afetivos e sociais pelo contexto de cada falante e que se sobrepõe ao significado de cada vocábulo.

Denotação e conotação

As palavras, sejam elas escritas ou faladas, são o eixo da comunicação humana. Como regra geral, todas as palavras têm um significado claro e objetivo, no entanto, conforme o contexto que é usado, as palavras podem variar seu significado sem alterar a forma que foi dita ou escrita.

Assim, por exemplo, quando dizemos a palavra cachorro, seu significado se refere a esse animal mamífero que todos conhecem e habitam muitos dos lares. Mas diante de outro contexto, seu significado pode ser usado para determinar o caráter ofensivo de uma pessoa, seja para referir ao seu descuido no trabalho ou como adjetivo de desqualificado.

Desta maneira, podemos ver que as palavras têm, por um lado, um sentido denotativo ou objetivo, mas que também podem ser usadas como um sentido conotativo, da qual depende da intenção e do contexto que se usa o termo, sendo, portanto, completamente subjetivo.

Na teoria linguística tradicional, a denotação pode ser definida pela literalidade no uso de um termo, enquanto que a conotação possui um valor simbólico.

Por um lado, esta discrepância pode ser estudada com maior profundidade na exploração do sentido das palavras, mas também pode ser criticada quando se segue a posterior teoria do discurso.

Assim, para definir mais corretamente a denotação, podemos defini-la como o estudo da extensão de um conceito

Devemos ressaltar que tanto a denotação como a conotação tem um alto componente emocional e são determinadas em grande parte pelo contexto cultural de cada falante.

A denotação seria o exemplo perfeito da função nominativa da linguagem, uma vez que pode captar a realidade através do significado original de um vocábulo, sendo válido para todos os falantes de um idioma, apesar de existir lugares que não empregam este termo ou que diretamente não tem nenhum conhecimento do mesmo.

Por outro lado, a conotação se encontra no interior da linguagem e determina a mais pura subjetividade. A conotação é o significado específico que certo grupo de falantes dá a um vocábulo, determinado por suas circunstâncias concretas.

Imagem: iStock - gradyreese

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: