Conceito » Política » Confabulação

Confabulação - Conceito, o que é, Significado

ConfabulacaoEntende-se por confabulação o pacto secreto de um grupo de indivíduos com o propósito de conseguir um objetivo, normalmente de algo criminoso. Desta maneira, quando um bando de delinquentes planeja um roubo significa que estão confabulando.

O elemento essencial de qualquer forma de confabulação é o segredo, portanto os protagonistas desta ação não pretendem deixar vazar suas intenções por algum motivo.

Na atualidade o termo confabulação é pouco frequente e assim é comum o uso de outro conceito, a conspiração.

Os termos complô, conspiração e trama são sinônimos de confabulação. O uso desta palavra apresenta três contextos diferenciados: no planejamento de um crime; no campo da política e do poder; e dentro da área da psiquiatria.

Política, poder e confabulação

No campo da política alguns grupos procuram influenciar sobre o poder político estabelecido. No contexto de algumas ditaduras, os grupos de oposição não podem expressar suas ideias e procuram organizar-se para combater o regime ditatorial. Esta forma de organização é considerada uma confabulação por parte de quem ostenta o poder. Um exemplo desta realidade é o que aconteceu na Espanha durante a ditadura franquista, que classificava como confabulação judaica maçônica e comunista qualquer situação crítica e oposta ao poder do regime político.

A ideia de confabulação pode ser real ou, pelo contrário, uma intervenção por parte do grupo que tem o poder com o propósito de criar inimigos fictícios e utilizar esta ideia como argumento de propaganda política. Inventar um falso inimigo é uma estratégia muito comum nos regimes ditatoriais ou nas formações populistas.

Psiquiatria e confabulação

Do ponto de vista psiquiátrico, a confabulação é a intervenção de certos acontecimentos com o fim de preencher um vazio da memória. Em outras palavras, a pessoa que esquece algo recorre a sua imaginação para substituir esse esquecimento por ações que ainda não aconteceram.

O fenômeno da confabulação é bem complexo e em certas ocasiões se apresenta como um transtorno de personalidade, da mesma forma que acontece com a síndrome de Korsakoff. Esta patologia é típica de pessoas alcoólatras, que devido ao excesso consumo de álcool, apresentam algumas lacunas na memória e precisam reinventar sua própria realidade, uma vez que sua mente não é capaz de interpretar corretamente os dados de sua memória como indivíduos.

Imagem: iStock, Mikolette

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: