Conceito » Psicologia » Condutismo

Condutismo - Conceito, o que é, Significado

O comportamento humano pode ser analisado a partir de várias perspectivas teóricas. O psicanalista tem a intenção de conhecer a origem de um problema pessoal, o tipo de família, o ambiente do indivíduo e os elementos inconscientes que agem em sua vida. O psicólogo cognitivo foca nos processos mentais do indivíduo, ou seja, na maneira como uma pessoa entende o mundo e como assimila a informação. Já o terapeuta ou psicólogo baseado na visão condustista adota uma estratégia diferente: conhecer a conduta negativa ou má de um indivíduo para tentar modificá-la.

Princípios gerais do condutismo

O condutismo como teoria do comportamento humano iniciou com a figura do psicólogo norte-americano John B. Watson, que focou na conduta (em inglês behavior) e no estado de consciência do ser humano. As contribuições de Watson foram baseadas nos experimentos do russo Ivan Pavlov, que estudou as respostas dos animais associadas a um condicionamento.

Para o condutismo, o mecanismo que explica a conduta está baseado no estímulo e na resposta, assim, este mecanismo determina a aprendizagem humana através da maneira como atuamos.

O processo de estímulo-resposta funciona através de dois parâmetros: o condicionamento clássico e o condicionamento operante. O primeiro foi resultado dos trabalhos de Paulov, que estudou o comportamento dos cachorros fazendo com que eles associem o som de uma campainha com a presença de comida. O segundo foi resultado dos estudos de B. F. Skinner, um discípulo de Watson, que através do estudo do comportamento dos ratos observou que sua conduta dependia das circunstâncias externas e das consequências de suas ações.

O condicionamento operante

A teoria condutista baseada no princípio do condicionamento operante afirma que as pessoas se comportam de determinada maneira em função das variáveis do ambiente relacionadas a uma conduta específica de acordo com suas repercussões futuras e suas consequências. Este é o modelo teórico que explica qualquer conduta.

Assim, a conduta depende da estrutura genética individual, mas fundamentalmente com o que aprendemos através do processo estímulo-resposta. Desta maneira, um comportamento X depende de uma ajuda qualquer. Skinner observou que certas condutas acontecem por causa da intervenção de uma ajuda (o auxilio aumenta a frequência de respostas). Este mecanismo é aplicado na escola, no trabalho e na família. Enfim, a conduta humana muda de acordo com as consequências de nossas ações. Este princípio vem a ser a lei geral do condutismo.

Imagem: iStock, ozgurdonmaz

Relacionados:

  1. Psicologia Cognitiva
  2. Neobehaviorismo
  3. Cognitivo
  4. Psicologia
  5. Psicogenética
  6. Experimento de Milgram
  7. Neuropsicologia
  8. Comportamento
  9. Psicoanálise
  10. Associacionismo