Conceito » Política » Comunismo

Comunismo - Conceito, o que é, Significado

ComunismoO comunismo é uma doutrina política desenvolvida na Europa, no século XIX. Embora tenha raízes na antiguidade, o principal impulsor desta abordagem filosófica e política é o pensador alemão Karl Marx. Na verdade, marxismo e comunismo são termos que, em certas ocasiões, são empregados como sinônimos.

São várias as perspectivas das quais é possível analisar o comunismo: como questão filosófica, em sua dimensão histórica ou na aplicação prática de alguns países ao longo do século XX. Neste sentido, apresenta-se uma ideia geral do comunismo com foco ideológico.

Em primeiro lugar, o comunismo apresenta dura crítica em relação ao modelo capitalista e ao sistema social

Os mecanismos da economia capitalista e seus valores implícitos são considerados elementos que têm provocado desigualdade e injustiça entre os homens. Consequentemente, os comunistas se contrastam com o acúmulo de capital do poder privado e propõem que a produção e os bens sejam gerados pela comunidade. Assim o objetivo desta ideologia é conseguir a abolição das classes sociais, o desaparecimento de ricos e pobres, além de opressores e oprimidos. O desejo que impulsiona o movimento comunista de suas origens é a igualdade entre os homens.

Para conseguir seu objetivo os comunistas propõem uma mudança social revolucionária. De maneira que o conjunto de trabalhadores possa tomar o poder e criar a chamada ditadura do proletariado

A economia do comunismo está baseada no planejamento estatal (os planos quinquenais), que determinam os objetivos de produção para atender as necessidades dos indivíduos. Por não existir o livre mercado característico do sistema capitalista é o estado que determina quais são as prioridades da população. E para que este sistema funcione é necessária a existência de um partido único que represente toda a sociedade.

Em relação aos valores do comunismo, este movimento propõe o interesse geral sobre o particular, a solidariedade frente ao individualismo e a igualdade acima da liberdade. Assim mesmo, recusa-se a ideia de competitividade e se defende um critério oposto à cooperação.

Imagem: iStock. zulufriend

Relacionados:

  1. Luta de Classes
  2. Anarquia
  3. Materialismo Dialético
  4. Plano Marshall
  5. Competitividade
  6. Nomenclatura
  7. Trabalho Alienado
  8. Divisão de Trabalho
  9. Laissez Faire
  10. Socialismo