Comunicação Social - Conceito, o que é, Significado

Comunicacao-SocialDo ponto de vista acadêmico, a comunicação social é definida como o ramo da comunicação que analisa as relações existentes entre as mudanças sociais e as relacionadas ao modelo de comunicação. Portanto, estuda todas as questões relacionadas à área da comunicação e da informação, como também o papel que desempenha os meios e a indústria cultural na criação de opinião.

Impacto da comunicação na sociedade

Em uma sociedade globalizada, na qual o acesso da informação é cada vez mais rápido e simples, é possível observar como a sociedade e os meios de comunicação andam de mãos dadas em muitos aspectos.

Os meios exercem influência sobre o conjunto da sociedade, podendo às vezes causar efeitos positivos sobre os indivíduos e as comunidades, em contrapartida, podem causar efeitos prejudiciais em função de sua mensagem.

Os médios de massa são essenciais na vida de muitas pessoas até o ponto de que, em muitas ocasiões, são considerados a única e exclusiva fonte de informação ou contato com o mundo exterior

Este poder foi dado a diversos meios de comunicação e foram transformados em veículo de expressão do poder político, trocando seu trabalho de informação pela desinformação, por sua vez que criavam autênticos monopólios de informação.

Assim, hoje em dia, é impossível separar as mudanças sociais dos meios de comunicação pelo fato de espalharem sua influência em vários níveis, afetando diretamente a forma de entender da democracia e dos cidadãos, da mesma maneira que mudam a opinião pública e da sociedade civil.

Comunicação e mudança social

Levando em conta tudo isso, vale destacar que a relação entre a comunicação e a mudança social é bidirecional, tanto que a comunicação afeta a sociedade e também produz o mesmo efeito ao contrário.

Não devemos esquecer que a sociedade em seu conjunto forma o contexto dos meios de comunicação, de maneira que também estabelecem um obstáculo em sua atuação.

Um bom exemplo disso é o crescimento de iniciativas que promovem a mudança social através do uso de ferramentas que proporcionam os meios de comunicação, como é o caso dos rádios comunitários e do jornalismo cidadão.

Imagem: iStock. franckreporter

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: