Comunicação Audiovisual - Conceito, o que é, Significado

Comunicacao-AudiovisualPor trás das telas de cinema, da televisão e até mesmo do nosso computador existe um grupo de profissionais preparados para construir a realidade que chega até o espectador.

A imagem e o som estão associados a uma tecnologia que por sua vez tem uma projeção comercial. Assim, através de uma série de dispositivos de áudio e imagem é possível criar uma comunicação.

Quais as disciplinas estudadas na Comunicação audiovisual?

Existem certas disciplinas que possuem um caráter mais teórico, tais como os fundamentos da comunicação, o direito da comunicação ou a evolução histórica dos médios audiovisuais. Por outro lado, há disciplinas que têm uma importante dimensão prática (foto reportagem, produção e realização, jornalismo audiovisual, desenvolvimento de um script para um meio de comunicação). Assim mesmo, há assuntos que estão relacionados à gestão e a comercialização de produtos audiovisuais. Na verdade, todos eles devem que estar combinados com certos elementos: a criatividade e a arte.

Oportunidades de carreira

O setor audiovisual é tão amplo que um profissional deste ramo pode dedicar-se ao mundo do cinema ou da televisão em várias tarefas, assim como na publicidade, na produção de vídeos, no setor de videogames, fotografia, internet, entre outros.

Tanto os estudantes como os profissionais da comunicação audiovisual devem estar familiarizados com a grande variedade de programas: de vídeo (AVS Vídeo Editor), áudio (AVS Áudio Converter), programas de imagens (AVS Photo Editor) ou pelos diferentes programas de web design.

O mundo do cinema

Quando um espectador observa os títulos de crédito ao terminar um filme pode ver que há uma grande lista de profissionais participantes. Muitos deles pertencem ao mundo da comunicação audiovisual: escritores, ajudantes de direção, ajudantes de script, diretor artístico ou de fotografia, operador de câmera, fotógrafo de cenas, técnico de controle de imagens ou técnico de som, técnicos de efeitos especiais, etc.

Qualquer um destes profissionais tem relação com a imagem e o som de um filme, assim como com seu ambiente e a própria história que conta.

Visão histórica da comunicação audiovisual

Os atuais meios de comunicação audiovisual deram seus primeiros passos no final do século XIX com o surgimento do cinema, embora anteriormente já se desenvolvesse a fotografia. O rádio foi implantado nas primeiras décadas do século XX, já em 1950 a televisão passou a ser usada pela maioria dos países. Tanto o cinema, como o rádio, a televisão e posteriormente a internet se tornaram possíveis graças a uma série de avanços científicos e tecnológicos como a radiofrequência, as ondas eletromagnéticas e o sinal de satélite no espaço.

Imagem: iStock. Danil Melekhin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: