Cognitivo - Conceito, o que é, Significado

cognitivoA palavra cognitivo vem do latim cognoscere e significa conhecer. O cognitivo é tudo aquilo que faz parte do processo de conhecimento. Somos animais racionais e nossa racionalidade é baseada na capacidade de resolver problemas, memorizar, falar e projetar ideias. E todas as variantes de nossa racionalidade são processos cognitivos.

Terapia cognitiva no campo da psicologia

Quando uma pessoa se sente desanimada ela pode ir a um psicólogo ou utilizar algum tipo de terapia para ajudar a superar este mal-estar. Basicamente há três modalidades de terapia: a psicoanalítica, a condutista e a cognitiva. A primeira é baseada nos princípios de Freud (o papel da inconsciência, sexualidade, infância, instinto, etc.). A terapia condutista tenta resolver problemas psicológicos modificando a conduta não desejada (se uma pessoa tem fobia a pombas, o terapeuta aplica várias estratégias até essa fobia desaparecer). A terapia cognitiva é baseada na ideia de que o pensamento humano é capaz de controlar as emoções. Por esse motivo, a psicologia é considerada como racional no sentido de que a razão é que pode guiar os sentimentos.

Princípios e estratégias da psicologia cognitiva

Se o ser humano é caracterizado por sua racionalidade, isso significa que um indivíduo que quer resolver um problema psicológico tem que recorrer a um tipo de terapia na qual o pensamento seja a principal ferramenta para sentir-se melhor ou superar uma situação de angústia.

Na antiguidade, alguns filósofos tiveram a ideia de conhecer a si mesmo para conseguir a felicidade (a proposta socrática de “conhece-te a ti mesmo” é um claro exemplo).

Certos atos são inevitáveis como alguns acidentes. Diante de uma ação com essas características acompanhada de um sentimento doloroso é possível adotar diferentes respostas psicológicas. A abordagem cognitiva propõe realizar uma interpretação correta dos fatos. Compreender o que tem acontecido não evita o problema, mas pode ajudar a superá-lo. Por outro lado, se um acontecimento triste é valorizado como um castigo é bem provável que esse sentimento produzido seja destrutivo e dure por muito tempo.

A terapia cognitiva ajuda o paciente a reconhecer o que se passa e o porquê dos acontecimentos. A partir da compreensão de uma situação desagradável e dolorosa tem sentido colocar em prática uma estratégia de resolução. Por esse motivo, alguns terapeutas combinam procedimentos cognitivos com outros do tipo comportamental. Isso supõe que primeiro deve-se conhecer um problema desde a análise racional e depois mudar a conduta não desejada ou prejudicial.

Foto: iStock, Jonathan Woodcock

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: