Claridade - Conceito, o que é, Significado

A claridade é a presença de luz em determinado lugar. É uma ideia que se entende normalmente diferente de outra, a escuridão.

Claridade e escuridão são dois fenômenos naturais que dependem da luminosidade do Sol e do movimento de rotação da Terra.

Durante milhares de anos, a claridade e a escuridão dependiam dos fenômenos naturais ou de alguns instrumentos primários como as tochas e as lamparinas a óleo. Estas limitações foram resolvidas com o aparecimento da luz artificial, uma invenção que mudou a maneira de viver da humanidade. Entretanto, o ser humano continua dando mais valor à luz natural do que a artificial. Ainda assim, a luz artificial é de grande utilidade mesmo contando com uma capacidade energética muito inferior do que a proporcionada pelo Sol.

A claridade como ideia vai além de seu sentido de luminosidade, já que usamos este conceito de vários sentidos

Nossa capacidade sensorial é especificada a partir da claridade como referência. Desta maneira, vemos ou ouvimos com maior ou menor precisão e usamos esta palavra para indicar o grau de qualidade na hora de perceber algo pela visão ou então pela audição. Inclusive no plano intelectual, costuma-se dizer que algo que não é visto com clareza ou claridade quando não entendemos ou quando algo nos parece pouco convincente.

Na expressão escrita e falada, a claridade ou clareza significa algo que é mostrado corretamente, sem complexidade e com precisão

É oposto ao confuso e ao difícil. Por exemplo, quando um escritor narra com claridade é fácil de entender.

Este termo também é usado na maneira de agir, onde não há armadilhas nem artifícios, na qual alguém age de maneira sincera. Neste sentido, a claridade é sinônimo de transparência.

Geralmente a claridade está associada a coisas positivas, enquanto que a escuridão está ligada ao que é negativo em algum sentido

Este fenômeno dual está presente de muitas maneiras, por exemplo, o céu aberto e luminoso é gratificante, já a escuridão nos parece triste.

Há um componente simbólico em relação a este conceito. Assim, da mesma maneira que a escuridão representa o mal, a claridade simboliza o bem. Consequentemente, quando algo se apresenta com a intenção de transmitir valores supremos, utiliza-se a claridade da imagem.

Na verdade, muitas obras pictóricas de tipo religioso utilizam a claridade para transmitir algum aspecto ou ideia na representação. Nos lugares sagrados se busca o efeito da claridade para que os crentes se conectassem melhor com determinada mensagem.

Enfim, o simbolismo desta ideia é tão importante como sua definição estreitamente natural.

Imagem: iStock. sorcerer44

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: