Conceito » Cultura » Censura

Censura - Conceito, o que é, Significado

CensuraA censura é o controle da informação por parte de alguém que tem o monopólio do poder.

Dentro dos sistemas democráticos não existe censura porque as leis estabelecem uma das liberdades fundamentais: a liberdade de imprensa, que através dela, tanto os cidadãos como os meios de comunicação podem expressar-se com plena liberdade de ideias, desde que seja feito dentro do estabelecido pelas leis, por exemplo, está proibido fazer apologia da violência e do terrorismo.

A inexistência da censura nas democracias não impede que alguns indivíduos ou entidades tentem limitar a informação e inclusive aplicar sutilmente certas doses de censura.

Os regimes totalitários tentam controlar toda a informação dos meios de comunicação. Este controle costuma ser férreo, pois o propósito de uma ditadura é manter-se no poder e fazer com que a população não tenha acesso nenhum à realidade. Para impor este tipo de controle, os totalitarismos instituem um sistema complexo. Por um lado, proíbem certos assuntos e qualquer tipo de crítica ao poder é inaceitável. Algumas palavras e expressões também estão proibidas. Os jornalistas ou informantes devem mostrar seus trabalhos para que os censores determinem a autorização ou não.

Certamente, a atividade literária e criativa também está submetida às limitações da censura. Os escritores, jornalistas e criadores em geral devem submeter-se ao que estabelece o sistema de censura, pois quando não fazem vão para a cadeia ou sofrem algum tipo de punição. Por este motivo, há escritores e criadores que optam pelo exílio, uma vez que preferem a liberdade e não a submissão ao regime ditatorial.

Em alguns casos, dentro das ditaduras, as ideias são expressas de maneira indireta e dissimuladas, esquivando os filtros da censura através desse tipo de crítica.

Embora a liberdade de expressão seja uma conquista social da democracia, é necessário exercer uma responsabilidade pessoal. De fato, a lei ampara a livre expressão de ideias, mas penaliza a infâmia e a calunia.

Por último, deve-se levar em conta que existe a autocensura, ou seja, as limitações impostas a si próprio em um determinado momento por algum motivo.

Relacionados:

  1. Liberdade de Expressão
  2. Ler nas entrelinhas
  3. Direito de Resposta
  4. Golpismo
  5. Comunicação Social
  6. Sigilo Bancário
  7. Comunicado de Imprensa
  8. Meios de Comunicação
  9. Teoria do Agendamento
  10. Garantias Constitucionais