Catástrofe - Conceito, o que é, Significado

Catástrofe é uma palavra que procede do grego e significa destruição. Os gregos utilizavam este termo para referir ao desfecho final de uma tragédia.

Costuma-se dizer que ocorre uma catástrofe quando acontece uma desgraça qualquer. Na antiguidade as desgraças naturais eram atribuídas ao designo dos deuses e não aos processos naturais.

Com a incorporação do pensamento racional e cientifico, as catástrofes são descritas através de processos da própria natureza

Existem várias causas que podem originar as catástrofes naturais: terremotos, fortes incêndios, erupções vulcânicas, tsunamis, enchentes, desmoronamentos, entre outros. Todos eles têm um denominador comum: a destruição do ambiente e as vítimas ou feridos envolvidos.

Existem várias palavras que são usadas como sinônimo de catástrofe: hecatombe, desastre, tragédia, etc. Em todas elas há um componente lamentável e, ao mesmo tempo, imprevisível. A maioria dos desastres não pode ser previstos, embora em alguns casos exista a possibilidade de ter um conhecimento prévio aproximado. É o que acontece com alguns fenômenos meteorológicos.

Uma situação extremamente negativa pode ser considerada também uma catástrofe, por exemplo, uma profunda crise financeira, a falência de uma família ou de uma empresa, a derrota humilhante de um exército ou de uma equipe esportiva.

Catástrofe humanitária

Quando um fenômeno natural destrói um núcleo da população ou causa um conflito humano de extrema gravidade (por exemplo, um episódio de guerra) estamos diante de uma catástrofe humanitária. Neste tipo de acontecimento, o nível de devastação e sofrimento é tão grande que são acionadas diversas ações de ajuda e cooperação internacional. Estes recursos são colocados em prática para amenizar o caos e a dor causada pela catástrofe.

As catástrofes humanitárias costumam despertar o sentimento solidário da comunidade internacional

Numa situação como esta é comum a realização de ações de emergência destinadas a atender as necessidades básicas da população atingida.

Estes acontecimentos são abordados pelos meios de comunicação, dos quais comentam as necessidades que precisam ser atendidas após uma catástrofe: ações relacionadas à saúde e higiene, asilo humanitário, abastecimento de alimentos, etc.

Para reduzir os efeitos da catástrofe de uma guerra foi criado o Direito Internacional Humanitário, um conjunto de normas e ações destinadas à proteção das pessoas que não participaram da guerra, mas que são vítimas da mesma.

Imagem: iStock. gece33

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: