Capitalização - Conceito, o que é, Significado

CapitalizacaoCapitalizar é, de modo geral, toda ação com a função de aumentar o capital de uma organização, ou seja, de agregar valor a uma instituição. Assim, a capitalização é o processo pelo qual se pode conseguir tal objetivo.

O conceito capitalização é aplicado exclusivamente na área da economia e das finanças, uma vez que apresenta diversas variantes e sentidos.

As várias modalidades de capitalização

A capitalização bolsista é uma medida de uma organização empresarial expressa pelo preço de cada ação que dever ser multiplicada pelo número de ações em determinado momento. A quantidade resultante indica o potencial patrimônio desta empresa.

A capitalização simples é considerada uma fórmula contábil na qual sua principal característica consiste em saber que os juros de um capital não são considerados como parte deste capital. Pelo contrário, quando se fala de capitalização composta, os juros são contabilizados como parte do capital global. Ambos os casos fazem parte do contexto da matemática financeira. Neste sentido, vale a pena recordar outro conceito, a anuidade de capitalização, que consiste em certo valor depositado anualmente em um banco a juros composto com a intenção de obter finalmente determinado capital.

Por outro lado, existem também as tabelas de capitalização que popularmente são conhecidas como poupança programada, neste sentido, há vários sistemas de poupança: com parcelas iguais, crescentes ou decrescentes. Em uma tabela de capitalização existem várias colunas: a que aparecem os períodos, outra que indica o depósito de cada período, outra com os juros correspondentes, uma quarta com aumento de capital e a quinta e última com o capital acumulado.

No contexto das finanças, deve-se levar em conta que há dois conceitos fundamentais: a amortização e a capitalização

A primeira se refere à forma de pagamento de uma dívida e a segunda às diversas formas de economia para obter um capital.

É possível entender a capitalização como um sistema que emprega as empresas para um financiamento. Neste sentido, uma empresa pode ser financiada através dos seus próprios recursos (por exemplo, vendendo uma parte da mesma) ou obtendo financiamento externo (por exemplo, através de um crédito).

A capitalização por desemprego consiste no recebimento por parte da pessoa desempregada de um único pagamento por direito de uma prestação, desta maneira, ela pode colocar em prática uma atividade empresarial. Esta medida pretende incentivar os empreendedores para iniciar uma nova atividade de trabalho.

Imagem: iStock, vm

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: