Candidatura - Conceito, o que é, Significado

CandidaturaO termo candidatura possui vários significados e cada um deles se manifesta da mesma forma em determinado contexto. Assim, é possível entender este conceito sob o ponto de vista do trabalho, da política ou em relação a diversas honrarias.

Em todas essas situações há um elemento em comum: a concorrência entre vários candidatos para conseguir algo.

No mundo trabalhista

Todo mundo que aspira um cargo de trabalho é um candidato, por sua vez, o mesmo compete com outros indivíduos que também pretendem ser selecionados para determinado emprego. Trata-se de uma competição entre indivíduos que de certa forma apresentam sua candidatura para ser um dos escolhidos pela empresa.

Os especialistas em busca de emprego aconselham que todo candidato deva diferenciar sua candidatura dos outros competidores, ou seja, ele não deve ser um a mais, mas sim um candidato que saiba utilizar suas melhores “armas” e habilidades pessoais.

Na política

Para fazer parte de uma eleição democrática, os diversos partidos políticos apresentam suas candidaturas, formados por indivíduos que pretendem ser eleitos pelos cidadãos nas urnas. Desta forma, a candidatura é impressa em uma lista ou cédula eleitoral da qual aparecem os nomes de cada um dos candidatos.

Algumas vezes os candidatos são eleitos dentro do próprio partido político (este tipo de eleição é conhecido como primária e geralmente apresenta vários candidatos para serem escolhidos os melhores).

Homenagens, honrarias e prêmios

Em todo o mundo são realizados eventos que premiam as habilidades e competências de uma pessoa por algum motivo. Existem concursos relacionados à ciência e à cultura (por exemplo, o prêmio Nobel), no esporte (a Bola de Ouro) e no mundo do espetáculo (o Oscar de Hollywood é o premio mais reconhecido internacionalmente). Qualquer um desses exemplos incorpora o mecanismo das várias candidaturas que aspiram ser um ganhador final.

O conceito de candidatura como reconhecimento ou distinção nem sempre está associado a uma pessoa, pois também há candidaturas de outras cidades (por exemplo, para os Jogos Olímpicos) ou do tipo cultural (como a declaração do patrimônio da humanidade de alguma criação humana ou paisagem natural).

Imagem: iStock, Valeriy Kachaev

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: