Conceito » Saúde » Câncer de Próstata

Câncer de Próstata - Conceito, o que é, Significado

A próstata é uma estrutura que faz parte do sistema genital masculino. Está localizada logo abaixo da bexiga, ao redor da uretra, que é o canal onde a urina sai para o exterior. Quando suas células se tornam malignas produz o tumor conhecido como câncer de próstata.

É o segundo tipo de câncer mais frequente no sexo masculino, estima-se afetar um em cada 10 homens, especialmente a partir dos 65 anos de idade. Em relação à sua mortalidade, não é tão alta, a maioria dos pacientes com câncer de próstata vive por muitos anos com esta lesão e geralmente morrem por outras causas.

Por que ocorre?

O câncer de próstata se deve à presença de células malignas na próstata, das quais se multiplicam e crescem de forma descontrolada. Isso faz com que a próstata aumente de tamanho e se infiltre nas estruturas vizinhas, especialmente na uretra e na bexiga.

Embora não haja um consenso sobre sua causa exata, está claro que existe uma predisposição familiar ao câncer de próstata.

Como se manifesta?

Em suas fases iniciais, este tumor não produz nenhum incômodo, podendo ser descoberto em um exame urológico através exame clínico chamado toque retal.

Quando a lesão afeta os órgãos vizinhos, ocorrem manifestações que acompanham este tumor, principalmente pela dificuldade de urinar, de levantar-se à noite para urinar, pela repetição de infecções urinárias, pela dor e emissão de urina com sangue.

Como se confirma sua presença?

Pode suspeitar-se deste tumor através da presença de uma lesão nodular palpável na próstata ao realizar o exame de toque retal ou pela presença de valores elevados de antígeno prostático no sangue ao realizar um exame de laboratório conhecido como antígeno prostático específico (PSA total e PSA livre).

O diagnóstico se confirma ao observar um fragmento de próstata obtido por uma biópsia através de um microscópio. Este estudo pode diferenciar uma lesão maligna como o câncer de outra condição podendo ampliar a próstata conhecida como hiperplasia prostática benigna.

A biópsia permite identificar fatores determinantes para o tratamento, como é o caso da extensão do tumor e de seu grau de agressividade.

Uma vez identificada sua presença, é necessário realizar exames de imagem que permitam avaliar sua extensão para outros tecidos, como é o caso da ressonância magnética e do gamma grama ósseo.

Qual é seu tratamento?

A cirurgia é uma parte importante do tratamento do câncer de próstata, uma vez que permite a remoção da glândula e do tumor, especialmente quando este último tem um tamanho pequeno ou ainda não se espalhou para os órgãos vizinhos.

Tratamentos como a radioterapia e a terapia de bloqueio hormonal são reservados para pacientes com doença maligna, onde o tumor já se espalhou para outros órgãos, um fenômeno conhecido como metástase.

A terapia hormonal se baseia no fato de que o câncer de próstata é estimulado pela presença da testosterona, hormônio sexual masculino, sendo que parte importante de seu tratamento é bloquear sua produção, um processo conhecido como castração química.

Imagens Fotolia: elfivetrov, mek

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: