Brônquios - Conceito, o que é, Significado

BronquiosOs brônquios são tubos que resultam da bifurcação da traqueia. Cada conduto ou brônquio está conectado a um pulmão: ao esquerdo e ao direito.

Os brônquios possuem anéis cartilaginosos completos, sendo que os pulmões se dividem de maneira ramificada até se tornarem pequenos condutos (os bronquíolos). A função dos bronquíolos é conduzir o ar, mas quando chegam a sua estrutura final (costuma-se dizer que são como as ramificações das árvores) formam os alvéolos, dos quais permitem o intercâmbio gasoso entre o ar inspirado e o sangue do organismo.

Desta maneira, o ar entra pela traqueia e chega até os pulmões através dos brônquios

O brônquio direito está formado por três ramificações ou brônquios lobulares: o superior, o médio e o inferior. O brônquio esquerdo possui dois lóbulos.

Os brônquios são, portanto, uma parte inferior do aparelho respiratório de nosso organismo.

Doenças relacionadas aos brônquios

A patologia mais comum é a bronquite, inflamação que reveste os brônquios e causa dificuldade na entrada e saída de ar dos pulmões. Em alguns casos, a bronquite pode chegar a ser crônica, sendo comum a ingestão de fármacos para reduzir a inflamação, também conhecida como broncodilatadoras. A bronquite crônica é conhecida como EPOC (siglas que significam doença pulmonar obstrutiva crônica) e é causada geralmente pelo tabagismo. Embora a bronquite seja uma doença bem conhecida, há outras que também afetam esta estrutura anatômica: a asma, a broncopneumonia, a fístula bronquial, etc.

Algumas doenças respiratórias estão relacionadas diretamente à contaminação atmosférica

Os pulmões e os brônquios são a estrutura anatômica que nos permite respirar com normalidade. Uma alteração no processo respiratório provoca uma diminuição de nossa capacidade física e este tipo de limitação dever ser tratado através da pneumologia, ou ainda de uma disciplina mais conhecida: a broncologia.

Há técnicas e instrumentos da medicina que tem relação direta com os brônquios: a espirometria que é um teste que mede a capacidade pulmonar e a função bronquial, já o broncoscópio é um aparelho introduzido na traqueia para observar as vias respiratórias.

Imagem: iStock. W6

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: