Bônus - Conceito, o que é, Significado

BonusÉ chamado de bônus a um instrumento financeiro utilizado por entidades privadas e públicas para financiar-se. Também sua emissão pode ser efetuada por uma instituição de índole supranacional como meio de adquirir fundos nos mercados financeiros. Estes títulos levam o nome do portador e são negociados habitualmente na bolsa de valores. O emissor do título se compromete em devolver no término de um período de tempo o montante cedido somado a um interesse fixo. Não é mais do que uma forma de colocar dúvida no mercado.

Vale destacar que no caso de um bônus ou título emitido por uma empresa, seu titular será seu credor, e em caso de que a empresa entre em falência, será ressarcido primeiro aos acionistas proprietários da entidade privada.

Os riscos que podem enfrentar o detentor de um bônus ou título são os seguintes: variação do preço devido à variação nos tipos de interesse que administram o mercado; possibilidade de que a entidade emissora do título fique incapacitada de cumprir com as obrigações e o montante endividado não possa ser saldado; e finalmente a existência de inflação que faça diminuir o retorno real que o cotista possa ter.

A aquisição de um bônus em alguns casos concede o direito de cobranças programadas ao longo de sua existência operacional antes de amortizar-se; assim podemos distinguir entre os bônus que pagam juros ao longo da duração do título e os bônus que pagam juros junto com o capital emprestado no dia do vencimento.

Existem bônus especiais emitidos pelos estados para fazer frente a uma situação particular que requer financiamento. Assim por exemplo, podemos referir o chamado “bônus de guerra” que não é mais do que uma maneira de investir os recursos financeiros com a finalidade de financiar as incursões militares de diversas índoles. Neste caso o risco assumido é que o país emissor do título fique suficientemente maltratado economicamente após a guerra para saldar os pagamentos acordados. Estes bônus podem oferecer várias durações, seja a curto, médio e longo prazo.

Uma das cessações de dívida mais importantes da história dos primeiros anos desta década aconteceu na Argentina. A situação só pode ser resolvida parcialmente alguns anos mais tarde depois de uma troca de dívida significativamente importante. No entanto, nem todos os credores quiseram conceder essa quitação com alguns litigando na justiça de Nova Iorque, para assim resolver completamente esta questão.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: