Bom Gosto - Conceito, o que é, Significado

O conceito bom gosto não apresenta uma definição objetiva, pois depende de uma avaliação mais pessoal. Por outro lado, faz parte de uma série de conceitos que também são subjetivos como a beleza, a elegância e o estilo.

Afirmar que uma pessoa tem bom gosto está associado a valores estéticos e culturais, assim como acontece na moda e nas diferentes tradições culturais. Assim mesmo, cada época histórica tem uma influência sobre aquilo que pode ser considerado de bom gosto.

Apesar desta subjetividade, é possível detalhar uma série de características vinculadas a este conceito. Desta maneira, o bom gosto está associado ao sentido da estética, ou seja, ao ideal de beleza de cada indivíduo. Outra característica legítima desta qualidade é a harmonia. Aquilo que não é harmônico e proporcional e que ao mesmo tempo apresenta um aspecto antiestético é considerado como algo de mau gosto.

Do que falamos?

O conceito bom gosto é aplicado em contextos bem diferenciados entre si: a decoração de uma casa, uma obra de arte, o modo de se colocar um vestido ou uma forma de comportamento. Em todas estas manifestações há um elemento estético complexo que é avaliado pelo observador, que segundo sua cultura e seus gostos pessoais julgam o bom gosto de quem observa. Se alguém afirma que uma pessoa tem bom gosto ao se vestir é porque lhe foi dada uma série de qualidades (uma elegância natural, uma combinação adequada de cores e uma harmonia na vestimenta e nos complementos).

O que é o mau gosto?

O bom existe e faz sentido porque há o contrário: o mau. Assim, podemos falar também sobre o mau gosto. Obviamente, trata-se de um conceito claramente subjetivo e discutível. Entretanto, há uma série de aspectos que definem o que é de mau gosto. Geralmente, esta consideração se apresenta em forma de uma aparência vulgar e antiestética. A sujeira, a bagunça e a desigualdade são características contrárias ao bom gosto. O mesmo acontece com a falta de educação, a vulgaridade na linguagem e também nas atitudes.

Uma pessoa de mau gosto pode ser definida como um sujeito cafona, aquele que não sabe distinguir a beleza e a elegância. Tanto o bom gosto como o mau gosto não são inatos, os mesmos podem ser aprendidos e adquiridos através da cultura e da formação.

Imagem: iStock. YakobchukOlena

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: