Boêmio - Conceito, o que é, Significado

Boêmio é um termo que possui dois sentidos totalmente opostos. Em primeiro lugar é o gentílico de Bohemia, pessoa originária de uma região pertencente à República Checa. Este termo é utilizado também para mencionar um cristal artesanal fabricado nesta região, também conhecido como cristal de bohemia.

Por outro lado, boêmio é um conceito relacionado à cultura e que vale a pena conhecer sua origem e significado.

Um estilo de vida

A primeira referência deste termo em seu sentido cultural está relacionada ao povo cigano. Os franceses chamavam de boêmios (bohémien) os ciganos que chegaram desta região da atual República Checa. Em francês, a palavra boêmio tinha um sentido pejorativo, pois fazia alusão ao estilo de vida pouco convencional desta etnia.

O escritor romântico francês Henri Murger compartilhou vivências com um grupo de artistas marginais da cidade de Paris e assim escreveu um livro sobre eles: “Os bebedores de água”. Para descrever os personagens e o ambiente desta obra utilizou a palavra boêmio para referir aos vários deslocamentos do povo cigano. A partir disso, o termo boêmio passou a ser usado como sinônimo do estilo de vida de alguns indivíduos.

O boêmio é um sujeito particular

Historicamente está associado à cidade de Paris porque neste local há pessoas com esse mesmo tipo de perfil. O boêmio normalmente é um artista pouco reconhecido e valorizado. Não lhe interessa a fama nem o dinheiro, ele tem um espírito rebelde e transgressor. É uma pessoa culta, mas que não frequenta os ambientes acadêmicos tradicionais. Gosta da noite, de lugares sórdidos e pouco sofisticados.

O retrato do homem boêmio se estendeu por toda Europa e pelo mundo inteiro

Tem uma aparência desleixada, com ar melancólico e uma estética pouco elegante segundo os critérios da moda. A figura do boêmio está associada ao fracasso e a um estilo de vida quase marginal. O boêmio reivindica a liberdade como valor e se afasta das regras sociais estabelecidas.

É um sonhador, alguém pouco pragmático, uma espécie de filósofo ou poeta de rua. Pode ser considerado um perdedor, embora previsivelmente assuma sua derrota. O boêmio se refugia no álcool e tem tendência à autodestruição. Em certas ocasiões, é considerado um louco ou aventureiro pelos demais.

O cinema, a literatura e a arte em geral já descreveram personagens boêmios. Sua imagem e personalidade fazem parte do inconsciente coletivo.

Podem-se destacar vários personagens que se encaixam dentro do retrato de um homem boêmio. Entre eles, há um que reúne quase todas as características mencionadas, o poeta Charles Bukowski.

Imagem: iStock. valentinrussanov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: