Belas Artes - Conceito, o que é, Significado

Belas-ArtesO termo belas artes se refere a um conjunto de disciplinas estéticas refinadas desenvolvidas ao longo da história. Isto significa que cada uma delas apresenta uma rica trajetória com vigorosa tradição. Na verdade, cada uma destas artes apresenta um amplo repertório técnico que exige certo grau de destreza para ser dominada. Estas artes são a música, a arquitetura, a literatura, a pintura e a dança. Elas foram muito importantes e tiveram diferentes graus de desenvolvimento em todas as sociedades, mas foi na cultura grega que conseguiu alto grau de requinte. A partir deste momento, as técnicas utilizadas no passado foram recopiladas e ficaram de herança como novos elementos de importância no tempo. Assim, a tradição tem grande peso sobre as artes e cada contribuição se adiciona às anteriores.

A música é a combinação de sons de forma harmônica. A literatura é o emprego da palavra para contar histórias e manifestar o estado da alma. Por outro lado, a escultura é arte de modelar os elementos para explicar figuras tridimensionais. Em relação à arquitetura, a arte foca na construção de edifícios de tal modo que a beleza seja manifestada. Já a pintura é a utilização de pigmentos para plasmar figuras em planos de duas dimensões. Finalmente, a dança é a forma de expressão que se manifesta através do corpo com movimentos rítmicos.

As belas artes tiveram um período de retrocesso na história, e isso se deve desde a queda do império romano do ocidente até a queda do império romano do oriente. Embora estas datas não sejam exatas, são importantes na hora de dar as coordenadas temporais. Durante este período, que corresponde à Idade Média, os conhecimentos da arte foram sepultados sem serem usados por parte de novos artistas. No entanto, ficaram latentes e foram colocados à tona durante o Renascimento. Na verdade, neste momento, todas as características da arte clássica voltaram a ser utilizadas profundamente e deram lugar a um dos momentos mais importantes da história das belas artes.

Na atualidade, existem pessoas que chamam o cinema de sétima arte por considerá-lo estar na mesma proporção das artes históricas. De fato, esta nova disciplina tem recebido uma grande coleção de avanços técnicos e manifestações brilhantes em sua curta história.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: