Banalização - Conceito, o que é, Significado

BanalizacaoA banalização se refere ao ato em que um assunto importante é tratado de modo trivial. Este tipo de circunstância pode acontecer de diversas maneiras, mas em geral envolve a desvalorização de um determinado assunto ou tema. Assim, o assunto em questão se trivializa e é tratado de maneira desrespeitosa. Um claro exemplo desta circunstância pode ser evidenciado nos programas que focam a vida privada de pessoas públicas e que as exibem sem levar em conta suas opiniões e de seus entes queridos. No mundo atual é evidente a desvalorização de questões que antes eram consideradas de grande importância. É por isso que vale uma reflexão especial a esse respeito.

Todas as pessoas vivenciam experiências que devem ser tratadas com cuidado e respeito. Geralmente, estas experiências costumam ter alta carga emocional. A banalização destas questões envolve a falta de sensibilidade e tato para serem tratadas. Casos que podem servir de exemplo são a morte, a doença, as separações conjugais, etc. Banalizar estes fatos e experiências significa em tratá-los sem a menor importância. É por isso que, em muitos países, há situações que um tratamento inadequado envolve a ação das leis. De fato, existem dentro do sistema jurídico dos países, figuras que consideram e classificam este tipo de tratamento desprovido de delicadeza em determinados assuntos.

A imprensa costuma incidir neste tipo de circunstância em algumas ocasiões, fato que está longe de ser casual. Na verdade, há publicações e transmissões de radio e televisão que esperam um efeito no tratamento sem escrúpulos de situações delicadas. Este tipo de manifestação costuma receber o nome de imprensa marrom e existe fundamentalmente por causa do público que aprecia este tipo de noticia. Não é por acaso que recebem um tratamento pejorativo dentro da categoria por ultrapassar os limites permitidos.

Infelizmente, no mundo atual existe uma clara tendência em banalizar os tópicos que no passado eram considerados importantes e que impunham o maior respeito. Sendo assim, devem-se considerar as características da época, onde a necessidade de ser notada e de ganho fácil faz com que assuntos importantes se tornem banais. Desta forma, o futuro mostrará como esta tendência pode evoluir.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: