Balé - Conceito, o que é, Significado

BaleO balé ou dança clássica é uma modalidade específica de dança, uma das sete belas artes tradicionais.

O balé é uma modalidade de arte com uma conotação elitista, pois se encontra associado aos grandes teatros, às prestigiosas companhias e a um público diferenciado. Não devemos esquecer também que o francês é o idioma oficial usado no mundo do balé, uma vez que foi a França que iniciou essa expressão artística a partir do século XVII, embora sua origem fosse italiana.

Em relação à palavra balé, a mesma vem do francês e, por sua vez, foi adaptada do termo italiano balleto

Como disciplina exige grande domínio técnico por parte de seus praticantes. Prova disso é o fato de que sua aprendizagem costuma iniciar muito cedo (desde criança).

Do ponto de vista técnico do balé, há cinco movimentos básicos de pés e braços, quatro posições do corpo da bailarina em relação ao público (facé, croisé, effacé e écarté). Assim mesmo, a preparação prévia da aula de balé adota duas posturas fundamentais e opostas entre si: a plié (que significa juntar) e relevé (que siginifica levantar).

O balé é uma disciplina muito exigente, pois os bailarinos devem ter condições físicas e um talento especial, especialmente na área profissional

Em relação o perfil do bailarino, é importante sua morfologia corporal, ser magro e portar-se de maneira delicada. A coordenação, o controle e a elasticidade do corpo são imprescindíveis. O bailarino ou bailarina devem treinar com regularidade e durante longas sessões. Como o balé está associado à música, o bailarino deve ter sensibilidade ou tendência à mesma. Além disso, psicologicamente, o profissional do balé deve estar preparado para assumir o esforço físico e o sacrifício de sua disciplina.

Não há um único formato de atuação do balé

Bale-2-movimentosPode ser uma peça independente, o acompanhamento de uma ópera ou de uma obra de teatro, assim como um elemento de performance. Como outras expressões da arte, o balé tem duas tendências, uma mais clássica e outra mais moderna.

Embora o balé tenha nascido no Renascimento Italiano e posteriormente tenha se consolidado na França, o berço atual desta arte se encontra na Rússia, onde há uma tradição de grandes bailarinos, coreógrafos e importantes companhias. As companhias de balé russo que surgiram durante a época imperial dos czares tiveram que mudar seu nome na época comunista da União Soviética (foi eliminado o termo imperial), mas quando o regime soviético desapareceu, o balé voltou a ser imperial.

Imagens: iStock. Dzhamiliya Ermakova / 4x6

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: