Balão - Conceito, o que é, Significado

BalaoO balão é uma invenção destinada a navegar no ar em uma altura variável, possui uma massa de ar mais leve que o próprio ar e pode hospedar passageiros em sua parte inferior dentro de uma grande caixa ou cesta. Durante muito tempo foi uma verdadeira atração devido à incapacidade do homem de utilizar outro meio de transporte aéreo.

Até este momento não se sabe bem quando foram realizados os primeiros voos de balão. Existem afirmações que datam o ano de 1709 como a primeira demonstração de um destes dispositivos, quando um sacerdote brasileiro foi até Portugal. No entanto, a primeira demonstração em público foi realizada pelos irmãos Joseph Montgolfier e Jacques Montgolfier no ano de 1783 em um mercado da França; esta prova permitiu apenas a elevação do balão em torno de dez metros. As pessoas ficaram surpreendidas diante do acontecimento e puderam comprovam a teoria quando viram a fumaça no ar. No mesmo ano voltaram a fazer outro teste, esta vez incorporando animais como tripulantes. Novamente os testes foram um sucesso e os espectadores ficaram surpresos, havendo entre eles personagens de renome. Quanto ao primeiro tripulante humano, esta experiência foi realizada em outubro do mesmo ano.

Existem três tipos de balões. Como dito acima, o princípio que permite o voo de um balão é conter em seu interior um gás mais leve que o ar, mas isso possibilitou também o aquecimento, sendo ar quente mais leve que o frio. Estas duas variantes apresentam diferentes vantagens: o balão de gás poderia voar por um tempo maior, enquanto que o balão de ar quente ofereceria a possibilidade de alternar de altitude, esquentando o ar ou deixando de fazê-lo. É por isso que surge uma alternativa que reúne as características de ambos os balões: um balão com um compartimento para gás e outro com ar, além da possibilidade de esquentar ou esfriar, tornando possível a mudança de altitude.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: