Balanço Geral - Conceito, o que é, Significado

BalanCo-Geral

O termo balanço geral se refere a um livro com informação substancial sobre o estado patrimonial de uma determinada empresa. Neste balanço se refletem todas as atividades, bens, serviços, transações, entre outras, realizadas por uma organização comercial ao longo de um ano. Esta situação financeira é utilizada para apresentar um relatório ao Estado na hora de realizar os pagamentos tributários correspondentes, bem como oferece uma informação de grande sensibilidade para os investidores potenciais.

Um balanço geral tem três elementos principais a considerar: o ativo, o passivo e o patrimônio líquido. O primeiro contém todos os direitos possuídos pela empresa, como também os diferentes elementos de sua propriedade utilizados para oferecer seus bens e serviços; assim, por exemplo, um veículo, um edifício, uma máquina em particular, passam a integrar este grupo, seja adicionando ou subtraindo. No segundo caso, o passivo agrupa todas as obrigações e dívidas da empresa; assim, por exemplo, a tomada de crédito ou o pagamento pendente para uma compra deve ser registrado neste grupo. Finalmente, o patrimônio líquido representa a diferença entre o passivo e o ativo, sendo que este último dever estar sempre positivo, salvo casos excepcionais como de uma empresa estatal deficitária mantida pelo estado.

Existiram alguns casos na história em que algumas empresas causaram uma fraude com o registro incorreto de seu estado no balanço geral. Em relação a isso vale ressaltar que a informação detalhada define que ações tomar com a empresa a nível social, e por isso deve ser sempre confiável, circunstancia que exige ser realizada por uma pessoa credenciada como um contador. As razões que podem levar uma empresa a realizar a falsificação de uma informação são as isenções ou a limitação do pagamento de algum tipo de imposto, ou ainda a intenção de atingir o preço das ações em caso de uma sociedade anônima.

No mundo dos investimentos é importante saber fazer a leitura correta do balanço geral de uma empresa para ter certo valor. Assim, de acordo com os elementos presentes pode determinar se uma ação está cara ou barata, considerando o valor lançado no livro contra o oferecido no mercado. Esta direção aponta a denominada análise fundamental, sistema de ponderação de ativos que costuma ser utilizado para operar na bolsa de valores. É por isso que as empresas que cotizam na bolsa devem deixar públicos seus balanços para oferecer transparência aos investidores que desejam comprar suas ações.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: