Conceito » Aprender » Azar

Azar - Conceito, o que é, Significado

azar-apostaAlgo ocorre por azar quando acontece de maneira imprevista, ou seja, não há uma causa objetiva que explique tal fenômeno.

A ideia de azar se contrasta com o conceito de necessidade. Esta diferença entre os dois termos tem dado lugar a um amplo debate filosófico e científico.

Para alguns, o azar não existe, é simplesmente o desconhecimento da causa que provoca um fato

Em compensação, certas posturas defendem que alguns acontecimentos não têm uma razão concreta, simplesmente ocorrem e são produto do azar, algo fortuito. Um dos debates clássicos a respeito deste conceito é a existência entre o determinismo e o azar, uma polêmica moralista e relacionada à ideia de liberdade. Na biologia, a explicação das mutações da natureza é considerada como azarada, uma espécie de acidente imprevisível. Na matemática também há uma tentativa de explicar o azar através da teoria da probabilidade (há uma diferença entre o determinado e o aleatório).

Em outras áreas de conhecimento o azar também se apresenta como um problema. Nossas explicações teóricas (como a meteorologia) tentam prever o que vai acontecer, mas esta previsão é aproximada, pois não há uma absoluta, uma vez que há dúvida em qualquer tipo de pesquisa, ou seja, o azar pode ocorrer sem estar previsto.

O azar também está associado a outros conceitos: ao destino, à sorte e a fortuna

Isto significa que há situações da vida que o homem não pode controlar e isso envolve precisamente o azar. De certa forma, o saber humano tem procurado reduzir o papel do azar, já que ao aumentar nosso conhecimento se reduz a intervenção das casualidades acidentais.

Há um componente misterioso no azar, a sensação psicológica de que algo muito improvável matematicamente pode nos ocorrer. Isto é o que acontece com os jogos de azar.

Existem vários sentidos que explicam este conceito

Por um lado, o termo azar está associado à reflexão filosófica e ao conhecimento científico. Ao mesmo tempo, o azar está ligado à boa ou má sorte, como num prêmio de loteria ou então numa desgraça anunciada.

Por último, se acrescentamos o sufixo ado ou ada à palavra azar, cria-se um novo aspecto ao termo, já que a vida azarada é aquela que está cheia de imprevistos, aventuras e riscos.

Imagem: iStock. Enrico Fianchini

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: