Conceito » Aprender » Autógrafo

Autógrafo - Conceito, o que é, Significado

O autógrafo se refere à assinatura de uma pessoa feita à mão. Este termo vem do latim e é formado por duas palavras, o prefixo auto que significa próprio ou de si mesmo, e o sufixo grafo que quer dizer escrita.

O autógrafo significa algo mais do que uma simples assinatura em um documento, pois estabelece a prova de que seu autor é alguém famoso, ilustre ou reconhecido socialmente; consequentemente, sua assinatura feita em algum papel, camiseta ou objeto qualquer revela o contato com a celebridade. Neste sentido, o autógrafo possui um valor simbólico inquestionável, em casos excepcionais pode ter inclusive um valor econômico, como mostram os leilões que levam os autógrafos de famosos em suas peças de grande valor a serem vendidas.

Os caçadores de autógrafos

Vivemos em uma sociedade midiática, da qual personagens famosos apresentam um especial protagonismo nos meios de comunicação. Estes personagens são esportistas, cantores, atores, atrizes, ou melhor, celebridades. O fato de ter o autógrafo de algum deles estabelece a posse de um objeto especial e é neste contexto que aparecem os caçadores de autógrafos. Este termo é uma tradução literal do inglês “autograph hunters” e que se tornou um fenômeno global.

Se além do autógrafo houver alguma dedicatória especial do famoso, o caçador de autógrafos será considerado exclusivo neste sentido. Assim, pode-se valorizar o autógrafo como uma peça de colecionador. Do ponto de vista psicológico, a assinatura de um famoso possui certo componente fetichista. O caçador de autógrafos tradicional costuma ser um adolescente e quando este gosto é levado ao extremo passa a ser considerado fanatismo.

Autógrafos e o fenômeno dos fãs

O fenômeno fã surgiu nos Estados Unidos e esteve sempre relacionado ao mundo dos espetáculos nas primeiras décadas do século XX, posteriormente se estendeu também ao mundo esportivo. Todo fã admira seus ídolos e o fato de conseguir um autógrafo deste famoso é considerado algo superespecial, uma espécie de conquista de um tesouro.

Este fenômeno de ser fã é algo relativamente recente do ponto de vista histórico, mesmo assim obedece a uma inclinação mais antiga: a idolatria de herói. Esta admiração já existia entre os gregos e valorizava os campeões olímpicos.

Imagem: iStock. EdStock

Relacionados:

  1. Letra de Câmbio
  2. Respeito
  3. Tácito
  4. Homofonia - Homografia
  5. Documento
  6. Cameo
  7. Valor Absoluto
  8. Homônimo
  9. Amortização
  10. Coluna de Opinião