Conceito » Psicologia » Autoconvencimento

Autoconvencimento - Conceito, o que é, Significado

AutoconvencimentoA ideia geral de autoconvencimento se enquadra dentro da psicologia, mais especificamente ao campo da autoajuda. O autoconvencimento significa que somos capazes de projetar em nossa mente uma ideia com algum propósito, normalmente alcançar um objetivo ou uma meta.

O autoconvencimento não quer dizer que nos enganamos a nós mesmos, isso seria o autoengano e é uma estratégia negativa, pois envolve acreditar em algo falso e sem fundamento. O autoengano pode ter um componente patológico como aquelas pessoas que têm um delírio e acreditam que são diferentes. As pessoas se convencem de algo quando estabelecem um diálogo interior, de modo que determinam um propósito e se animam para brigar por ele. Em outras palavras, seria como dizer “você pode”.

Este conceito é um mecanismo de motivação pessoal, uma maneira de enfrentar a realidade ou de assumir um compromisso

Os especialistas em comportamento humano consideram que se trata de uma estratégia útil para melhorar o pensamento positivo e não deixar se vencer pela adversidade, assim como por possíveis desculpas ou até mesmo por preguiça.

Algumas pessoas defendem que esta estratégia de motivação é de grande utilidade quando se apresentam novas situações que podem gerar incertezas ou dúvidas em nosso interior. Ao mesmo tempo, considera-se que o sucesso pessoal em qualquer uma de suas formas exige uma postura firme, ou seja, devemos nos convencer de nossas possibilidades e capacidades.

Embora a ideia de autoconvencimento tenha normalmente um sentido positivo (alimenta a proatividade e o otimismo), existe outra versão deste mecanismo mental

Um exemplo disso seria a manipulação de conduta de algumas seitas destrutivas, podendo provocar algum tipo de autoconvencimento dos seus seguidores com algum fim elícito e pouco saudável. Neste caso, a vítima se convence que é ela mesma quando na realidade está sendo convencida ou manipulada.

O poder do autoconvencimento é evidente. Prova disso é o efeito placebo que faz com que a mente humana acredite que algo pode ser benéfico para a saúde mesmo que a realidade seja totalmente neutra. A autossugestão mental é uma variante do termo até que aqui analisado, porém o mecanismo é o mesmo: nós dizemos algo, acreditamos nisso e tentamos conquistar o que queremos.

Imagem: iStock - vgajic

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: