Conceito » Saúde » Autismo

Autismo - Conceito, o que é, Significado

Denomina-se autismo a desordem no desenvolvimento do cérebro que acontece em crianças de menos de 3 anos de idade com um impacto negativo em suas práticas de comunicação verbal e não verbal e de interação social, configurando um comportamento restringido e muitas vezes introvertido.

No momento não há nenhuma "cura" definitiva para esta condição, no entanto, uma atenção adequada e a terapia podem promover o melhor desenvolvimento junto ao comportamento de uma pessoa autista.

As causas deste distúrbio que na verdade são de ordem psíquica e neurológica podem variar

As pesquisas sugerem que, em primeiro lugar, há uma importante incidência do autismo como desordem herdada, assim como há um fundamento em causas estruturais, como diferenças em certas regiões do cérebro. Por outro lado, acredita-se que há fatores ambientais que contribuem para o desenvolvimento desta doença, como certos tipos de intoxicação por contaminação ou até mesmo problemas de criação como a desconexão emocional entre uma criança e seus pais.

Entre os sintomas desta doença estão a incapacidade de levar adiante um relacionamento a dois, os distúrbios em condutas não verbais e corporais como o olhar, as expressões e gestos, a falta de reciprocidade emocional, o atraso no desenvolvimento da linguagem, o uso repetitivo de palavras, a falta de jogo e de comportamento espontâneo, a preocupação, as condutas obsessivas em um foco de interesse e vários outros.

Nos últimos anos e graças à difusão da internet, grupos de autistas se reuniram em comunidades online para compartilhar experiências e perspectivas a respeito do assunto, entre outras questões

Certos grupos favoreceram o emprego de novos termos para referir-se ao autismo, por exemplo, em vez de “desordem” o vocábulo “neurodiversidade” e no lugar de “anormal” a palavra “neurodivergente”.

Inclusive foi criado um grupo de identidade política que luta pelos direitos dos autistas em todas as partes do mundo.

Imagem: Fotolia. valtanaka

Relacionados:

  1. Síndrome do X Frágil
  2. Alexia
  3. Ouvido
  4. Discalculia
  5. Sequela em Saúde
  6. Conduta
  7. Impacto Ambiental
  8. Programação Neurolinguística
  9. Problemas de Concentração
  10. Doenças Neurodegenerativas