Conceito » Esporte » Atletismo

Atletismo - Conceito, o que é, Significado

O atletismo é um conjunto de disciplinas esportivas com as quais os atletas competem entre si com a intenção de obter a vitória. De fato, etimologicamente, atleta quer dizer em grego o que compete por um prêmio.

São várias as categorias que fazem parte do atletismo, mas é possível agrupá-las em três grupos: corridas, saltos e lançamentos

As corridas consistem em três modalidades: de velocidade, meio-fundo e fundo. Quanto aos lançamentos existem três: de disco, peso e dardo. Já em relação aos saltos, há mais quatro variedades: de distância, altura, salto triplo ou salto com vara.

Também há corrida com varas, com obstáculos e provas combinadas como o decathlon e o heptatlo

Todas essas provas são realizadas por homens e mulheres, embora em alguns casos haja pequenas variações, por exemplo, a altura das varas nas competições femininas é menor. Todas as modalidades são realizadas em pistas de atletismo oficial, com percurso de 400 metros, oito faixas e condicionadas para essas competições.

Além das competições oficiais de pista, há uma série de provas realizadas em outros contextos ou recintos, tais como as pistas cobertas, de campo, de milha urbana ou maratona.

O atletismo é provavelmente o esporte mais antigo de registro histórico, praticado pelos gregos desde a antiguidade, como mostram os Jogos Olímpicos.

A competição atlética mais importante é a celebração dos Jogos Olímpicos, que em sua versão moderna acontece a cada quatro anos desde 1896, embora fossem suspensos durante as duas Guerras Mundiais.

Nas últimas décadas, o atletismo foi popularizado em muitos países, não só em sua versão clássica e competitiva e sim como atividade esportiva de manutenção relacionada às conhecidas corridas populares.

Imagem: iStock. IPGGutenbergUKLtd

Relacionados:

  1. Atleta
  2. Jogos Olímpicos
  3. Equitação
  4. Triatlo
  5. Fórmula 1
  6. Pliometria
  7. Luta Greco-romana
  8. Automobilismo
  9. Nike
  10. Halterofilismo