Conceito » Geografia » Atlas Geográfico

Atlas Geográfico - Conceito, o que é, Significado

atlas-mapa-mundoO termo atlas tem vários sentidos, significados e contextos diferenciados, assim, vamos fazer uma trajetória pelos seus diversos significados.

O atlas é um livro selecionado de mapas geográficos. Tradicionalmente é um livro de consulta pela qual os mapas aparecem em várias versões: de forma física, política, econômica, entre outras.

Existem diversas maneiras de classificar um atlas: dependendo da extensão geográfica ou em função do tipo da informação contida

Embora este tipo de documento já existisse na antiguidade, foi a partir do século XVI que o atlas adquiriu sua dimensão moderna, assim o ser humano começou a ter uma ideia aproximada dos diversos territórios do planeta. O primeiro atlas do mundo moderno foi elaborado por Abraham Ortelius (o Theatrum Orbis Terrarum). Como sinônimo de atlas em seu significado geográfico também foi empregada a palavra mapa mundi. Os atlas ou mapas mundi tradicionais perderam sua função originária, já que a informação dos satélites atuais permite um conhecimento preciso da realidade geográfica da Terra.

A partir de uma perspectiva mitológica

O atlas é também um termo da mitologia grega. Atlas era um jovem titã (os titãs são divindades) que foi castigado por Zeus, de maneira que teve que suportar o peso da Terra sobre seus ombros. Este sentido mitológico é o que posteriormente serviu a geografia para mencionar o conjunto de mapas. Este relato passou pela história como o mito de Atlas. Sua figura é representada de maneira peculiar por aguentar o peso do mundo, mas ao mesmo tempo por estar suspenso no ar.

Segundo os analistas, o mito de Atlas está baseado na etimologia da palavra, já que atlas em grego significa aquilo que não se derrota. Entretanto, há interpretações bem diversas sobre este mito. E como os mitos são narrações sugestivas, também há a ideia do complexo de Atlas (quando uma pessoa crê que é o principal responsável de algo porque é aquele que suporta o peso de uma família, de uma organização ou de qualquer outro grupo).

Na parte superior da coluna e na zona do pescoço há um osso chamado atlas. Esta denominação também tem relação com a mitologia, já que este osso é o que sustenta a cabeça.

Há um acidente geográfico ao norte da África que atinge vários países: a Cordilheira do Atlas. Como sua extensão é superior aos 2000 km, há várias precisões na hora de mencioná-lo: atlas superior, médio, alto, marroquino, entre outros.

Imagem: iStock. pop_jop

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: