Conceito » Religião » Ateu

Ateu - Conceito, o que é, Significado

O ateu é uma pessoa que não aceita a ideia da existência de Deus. Assim o ateísmo é a postura intelectual que defende esta tese.

Diante da ideia da existência de Deus ou de um ser superior, há três tipos de atitudes possíveis: de um crente (aquele que acredita fielmente em Deus), de um agnóstico (aquele que não tem certeza da existência de Deus) e do ateu (que nega a existência de Deus).

Fortes Tendências

Não uma forma exata de proclamar-se um ateu. Uma pessoa pode considerar-se desta forma por uma questão intelectual, uma vez que não há razões objetivas ou provas concretas que demonstram a existência de Deus. É possível ser ateu de maneira combativa, ou seja, de opor-se radicalmente aos dogmas do teísmo ou simplesmente por mostrar indiferença (posição semelhante ao agnosticismo). Normalmente o ateu é aquele que explica a realidade sem recorrer à intervenção de Deus, já que está convencido de que a vida pode ser explicada através de parâmetros racionais e científicos.

Alguns ateus têm ausência de fé, uma vez que não alegam motivos claros nem argumentos contrários à existência de Deus (ou de deuses), simplesmente por não acreditarem neste conceito. O ateu presume que o ser humano não tem capacidade suficiente para afirmar algo com profundidade em relação a Deus. Estas ideias e avaliações são algumas das características próprias dos seguidores do ateísmo.

Um ateu pode recusar os argumentos favoráveis a Deus, mas ao mesmo tempo compartilha certos valores da religião

Esta postura é compatível porque não faz sentido uma pessoa não acreditar em Deus e estar de acordo com a cultura ou com as questões morais da religião.

Logicamente, sob a perspectiva de um crente, o ateu está equivocado porque não valoriza os sinais e as provas que supostamente demonstram a certeza da existência de uma divindade criadora.

O ateísmo tem sido perseguido em muitos momentos da história

Na atualidade não há nenhum ataque em geral contra as pessoas que defendem os ateus. Pode-se afirmar que há uma tolerância em relação às diferentes posturas religiosas do planeta. Entretanto, em alguns lugares do mundo, o ateu é um sujeito suspeito e contrário aos dogmas aceitos por uma parte da sociedade.

No caso dos Estados Unidos esta relação com o ateísmo é bastante peculiar. Esta nação afirma estar vinculada a Deus (o juramento de lealdade à nação e sua bandeira expressa os seguintes dizeres "one nation under god", ou seja, uma nação regida por Deus). Há alguns que não compartilham esta ideia e propõe uma mudança “one nation under Constitution” que quer dizer uma nação regida pela Constituição, isso significa que o país não pode estar vinculado a Deus e sim às leis constitucionais.

Imagem: iStock. Yudin_Andrey

Relacionados:

  1. Agnóstico
  2. Incredulidade
  3. Deus
  4. Deísmo
  5. Apostasia
  6. Divindade
  7. Teísmo
  8. Panenteísmo
  9. Laicismo
  10. Espírito Santo