Atenção Primária - Conceito, o que é, Significado

Todas as áreas do conhecimento têm uma terminologia especializada. O termo aqui abordado está estreitamente relacionado com a saúde, mais especificamente com a saúde pública.

A palavra atenção indica qual é o sentido do conceito em seu conjunto. Trata-se de atender alguém, neste caso as necessidades básicas da população, ou seja, o propósito da atenção primária é cuidar das pessoas em relação às suas necessidades elementares de saúde.

O conceito saúde é bem amplo e atende a vários aspectos do ponto de vista médico. Por este motivo, a atenção primária está focada nos aspectos essenciais e básicos

Assim, os postos de saúde dirigidos à atenção primária realizam uma série de procedimentos: prevenção de doenças, vacinação, conscientização diante de possíveis riscos para a saúde, reabilitação básica, acompanhamento de grupos sociais com problemas de saúde, comprovação das baixas trabalhistas, entre outros. Este tipo de abordagem da medicina pretende atender a sociedade em seu conjunto nos aspectos que consideram fundamentais à saúde, não simplesmente por causa da questão entre médico e paciente, mas sim por uma perspectiva social. Existem trabalhadores sociais voluntários e outros especialistas que normalmente atendem toda a população.

Fatores fundamentais

Para que a ideia geral da atenção primária se traduza em um serviço de saúde eficaz, é necessário reunir certas características:

1. Que esteja dirigida a toda população;

2. Que tenha uma estrutura organizacional coordenada que não exclua ninguém;

3. Que os postos de saúde disponham de profissionais e equipamentos necessários;

4. Que haja um controle e seguimento da informação médica.

A atenção primária é um aspecto do sistema sanitário que de certa forma é o pilar sobre a construção de outras estruturas sanitárias

Pode-se afirmar que é um conjunto de procedimentos não especializados em uma área concreta da saúde e que conta com uma dimensão pública, ou seja, é um serviço facilitado pela administração do estado a toda cidadania.

Cada país tem seu próprio modelo de atenção primária, mas normalmente todos incorporam uma ferramenta de grande utilidade social: um sistema de informação. Por exemplo, na Espanha é conhecida pela sigla SIAP, cujo objetivo é recolher os dados dos indicadores de saúde mais significativos em relação ao conjunto da sociedade.

Imagem: iStock. mapodile

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: