Conceito » Educação » Atenção à Diversidade

Atenção à Diversidade - Conceito, o que é, Significado

O conceito atenção à diversidade faz parte do vocabulário especializado da educação.

Nos últimos anos, os pedagogos, professores e especialistas em educação puderam constatar um fato muito frequente nas salas de aula por aí espalhadas: cada grupo escolar está formado por alunos bem diferentes entre si. Esta pluralidade no alunado faz com que não seja conveniente utilizar a mesma metodologia de ensino para todos.

É necessário criar um método que possa abordar o processo de ensino e aprendizagem levando em conta a pluralidade entre os alunos. Assim, este método é apresentado como atenção à diversidade.

A ideia principal desta metodologia educativa é ensinar o aluno levando em conta suas peculiaridades e diferenças pessoais

Numa classe pode haver alunos com alguma deficiência física ou sensorial, assim como imigrantes, disléxicos, com déficit de atenção, etc. Não há um perfil homogêneo na realidade escolar, consequentemente, é preciso ter uma estratégia para enfrentar tal situação. E esta estratégia que se propõe é precisamente a atenção à diversidade.

Os centros escolares, as autoridades educativas e o grupo de professores colocam em prática uma série de medidas e procedimentos para atender cada aluno em função das suas circunstâncias pessoais. O propósito é que nenhum aluno seja excluído por algum aspecto ou circunstância que possa discriminá-lo. Do ponto de vista educativo, este foco pretende a plena inclusão de todos os alunos no sistema escolar.

A inclusão como objetivo sempre

Em linhas gerais, há um acordo na hora de avaliar positivamente a atenção à diversidade. O que se procura é corrigir os índices de exclusão social, reduzir o fracasso escolar e, sobretudo, ser respeitoso com os aspectos particulares que afetam a criança em sua fase escolar. Entretanto, há quem considere que a atenção à diversidade tem alguns inconvenientes.

A crítica mais comum se refere ao fato de que o perfil majoritário do alunado deixa de ser atendido parcialmente porque uma minoria deve ser atendida. Outra crítica é a ideia de que as crianças precisam compartilhar sua vida escolar entre todos e da mesma forma e não um aluno deficiente repartir o espaço apenas como alunos deficientes, assim como os imigrantes dividir o espaço apenas com outros imigrantes e assim sucessivamente.

O que é indiscutível é a pluralidade do alunado na maioria dos países

Como vivemos em um mundo globalizado é lógico que isso se manifesta na realidade de um centro escolar. A atenção à diversidade obedece a um sistema educativo que leva em conta o seguinte: apesar de nem todos serem iguais, todos têm os mesmos direitos.

Imagem: iStock. Christopher Futcher

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: