Conceito » Saúde » Astenia

Astenia - Conceito, o que é, Significado

Astenia-falta-forcaQuando estamos fatigados sem motivo aparente, abatidos e sem nenhuma energia é bem provável que estejamos sofrendo de astenia. Etimologicamente este termo vem do grego e quer dizer falta de força.

Este mal-estar físico é bastante comum, especialmente em pessoas adultas e entre as mulheres. Por tratar-se de uma fraqueza geral do organismo, a astenia causa também a sensação de cansaço mental. Pode-se dizer que a astenia afeta o indivíduo em seu conjunto e implica na diminuição de sua vitalidade.

De qualquer forma, o sintoma mais revelador é aquele em que o cansaço próprio da astenia não vem precedido de uma atividade física intensa que possa ser justificado e que após um tempo de repouso razoável continua manifesta abatimento.

Causas, diagnóstico e tratamento

As causas da astenia podem ser diversas. A gravidez e as alterações físicas e hormonais são uma das causas mais habituais. As situações de ansiedade, sedentarismo e estresse são circunstâncias que, em certas ocasiões, se encontram na origem do estado de fadiga.

Há certas doenças associadas aos sintomas já descritos como a fibromialgia, a anemia, a insuficiência cardíaca e a hepatite

Alguns medicamentos podem estar envolvidos, assim como algumas drogas, o álcool e a intoxicação por alguma substância. Diante desta variedade de possíveis causas, é necessário que o médico realize um diagnóstico preciso.

Si a astenia se mantém durante um período prolongado, ela pode se tornar crônica e por isso é conhecida como Síndrome da Fadiga Crônica ou com as siglas SFC. Para determinar se realmente trata desta doença, deve-se fazer um diagnóstico diferencial que descarte outras patologias com certa semelhança em relação aos diversos sintomas: infecções, problemas cardíacos, neuroses, entre outras. Os médicos recomendam que se faça uma análise rigorosa sobre o tipo de vida do paciente, de maneira que se possa saber se há uma causa objetiva que provoca a astenia.

Um aspecto importante em seu diagnóstico é a possível perda de peso que acompanha o estado de fadiga

Outra particularidade desta patologia é sua medição, onde alguns médicos utilizam certas tabelas numéricas para estabelecer o grau de cansaço a partir do ponto de vista físico, mental ou emocional.

Os sintomas da astenia ou SFC são geralmente variados e flutuantes, mesmo que na maioria dos casos haja uma piora na situação de estresse, tanto de caráter social como trabalhista.

Em relação ao tratamento adequado, há várias linhas de atuação. Recomenda-se atividade física moderada, algum suplemento vitamínico que contenha ferro, psicoterapia em certos casos e mudança no estilo de vida do paciente.

Imagem: iStock. PeopleImages

Relacionados:

  1. Apatia
  2. Primavera
  3. Esgotamento
  4. Ansiedade
  5. Polifagia
  6. Bebida Energética
  7. Gerascofobia
  8. Trombofilia
  9. Tédio
  10. Azoospermia