Conceito » Comunicação » Assertividade

Assertividade - Conceito, o que é, Significado

AssertividadeA assertividade é um conceito empregado habitualmente na Psicologia, que expressa qualidade pessoal e capacidade de comunicar-se adequadamente com os demais.

Há indivíduos que têm problemas na hora de comunicar-se, não sabem dizer não e possuem uma atividade passiva

De maneira oposta, outros adotam uma postura mais agressiva ao relacionar-se e criam conflitos frequentes em suas relações pessoais. A atitude assertiva é aquela que expressa meio termo entre as duas partes envolvidas. Assim, quando alguém age com assertividade é capaz de defender suas ideias sem submissão, evitando o conflito, de maneira sincera e positiva, com autenticidade e tudo isso de maneira fluída.

Afirma-se que a assertividade é um traço da personalidade traduzido em uma comunicação efetiva e pragmática. Aquele que manifesta esta característica pode ser considerado uma pessoa equilibrada, segura de si e que sabe adaptar-se a possíveis situações de conflito.

O indivíduo assertivo conhece suas limitações, as aceita e sabe manipulá-las positivamente

Uma das áreas em que esta qualidade é mais útil é o mundo profissional, onde é relativamente fácil entrar em conflito com outras pessoas. Por este motivo, os departamentos de recursos humanos das empresas tentam selecionar os indivíduos com comportamento assertivo.

Pode-se dizer que uma pessoa é assertiva quando há conexão entre seus sentimentos e ideais, assim como com sua comunicação. Se estas duas esferas se relacionam adequadamente e de maneira sincera, o resultado final será uma relação saudável e satisfatória. Pode-se considerar que esta qualidade é sinônimo de saúde mental e equilíbrio emocional.

Trata-se de uma qualidade que pode ser aprendida, para isso é importante conhecer a si mesmo, evitando o autoengano e a distorção da realidade. As pessoas com estas características possuem esquemas mentais contrários à ideia simples de ganhar ou perder, pois se acredita que este tipo de pensamento é incorreto e ineficaz. Os psicólogos e especialistas nesta conduta enfatizam o valor da assertividade, pois esta é uma das melhores estratégias pessoais para projetarmos adequadamente em relação a nossa vida pessoal, profissional ou social.

A ideia de assertividade como linha de pensamento ou estratégia de comunicação é relativamente recente e faz parte da tradição psicológica das últimas décadas. Entretanto, no fundo, é um conceito clássico, pois se refere ao equilíbrio e à harmonia entre nossos pensamentos e nossas ações, algo tratado pelos pensadores Platão e Freud.

Imagem: iStock. Joe La Com

Relacionados:

  1. Comunicação Assertiva
  2. Sabe-tudo
  3. Ameaça
  4. Adaptar
  5. Contumácia (Contumaz)
  6. Sonhador
  7. Conflito de Interesses
  8. Egocentrismo
  9. Senso de Humor
  10. Honestidade