Conceito » Saúde » Asma

Asma - Conceito, o que é, Significado

A asma é uma das doenças crônicas mais comuns. Trata-se de uma inflamação dos órgãos ligados à respiração, exatamente nos brônquios e numa parte dos pulmões que pertencem às vias aéreas inferiores.

Nas pessoas portadoras de asma, seus brônquios se fecham, produzem muco e consequentemente inflamam

Este processo provoca a obstrução da entrada de ar, causando dificuldade respiratória, característica da asma.

São vários os seus sintomas característicos: tosse, aumento do catarro provocando um chiado e dificuldade na respiração. Estes sintomas podem ser leves, ma em certas ocasiões podem se tornar crônicos. Nestes casos, o asmático fica cansado, sonolento e com grande dificuldade respiratória.

Existem dois tipos de asma: a alérgica e a não alérgica

No segundo caso, os sintomas são produzidos por alguns fatores externos como a mudança de temperatura, respirar ar frio, fazer exercícios, inalar fumaça, assim como a contaminação ambiental e o tabagismo ativo ou passivo. A asma do tipo alérgica é a mais comum e trata-se de uma resposta exagerada diante de certas substâncias (os alérgenos). Se alguma dessas substâncias entra em contato com o nosso organismo e há uma carga genética que indica incompatibilidade gera a asma alérgica crônica.

Aproximadamente 70% do desencadeante deste tipo de asma é produzido por um catarro dermatophagoide, que em grego significa alimentar-se da pele. Em alguns casos, a asma, em adultos, pode ter sua origem da alimentação, especificamente nos peixes, mariscos ou na proteína do ovo. No caso das crianças a origem pode ser no leite ou no trigo.

Atualmente, estima-se que há uns 300 milhões de asmáticos em todo mundo e acredita-se que este valor pode aumentar muito futuramente

Um dos testes mais comuns para diagnosticar esta doença é a espirometria, que determina se o processo de dificuldade respiratória é do tipo obstrutivo ou restritivo. Também pode ser aplicado o teste cutâneo de alergia, um teste muito útil, pois permite especificar qual é o agente causador desta patologia, ou seja, a substância específica que a produz.

O especialista da medicina dedicado ao tratamento da asma é o alergista ou pneumologista.

Imagem: iStock. laflor

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: