Conceito » Saúde » Artrose

Artrose - Conceito, o que é, Significado

A artrose é um processo de destruição da cartilagem e das articulações. Trata-se, portanto, de uma deterioração ou uma degeneração destas partes do organismo.

Deve-se destacar que as articulações se movem com normalidade porque o líquido sinovial que reveste a cartilagem facilita seu movimento. A artrose acontece quando a cartilagem perde parte de sua grossura e elasticidade. Assim que se inicia este desgaste articular, é comum haver certo sofrimento de tipo mecânico devido a uma desidratação na zona afetada. A desidratação origina um desgaste que vai acompanhada de uma inflamação na articulação.

O processo de degeneração se desenvolve em três fases diferentes

Na primeira (denominada fibrilação) a cartilagem perde sua elasticidade natural. Na segunda (chamada de fissuração) a zona de amortização da cartilagem fica percebida. Na última fase (a de ulceração) a perda da grossura da cartilagem se intensifica, dando uma calcificação que começa afetar o osso que se encontra ligado à articulação.

Há várias partes do corpo em que a incidência desta patologia é maior: nos joelhos, nas mãos e no quadril.

Causas da artrose e prevenção

Em relação às causas que podem provocar esta doença, devem-se destacar as seguintes: há causas de caráter genético, já que há pessoas com cartilagens um pouco grossa em função da sua herança biológica, sendo que esta circunstância é determinante. Há razões mecânicas, pela qual um fisioterapeuta pode ajudar em sua correção. O sobrepeso também tem possível relação direta com a artrose. Da mesma forma que uma atividade física indevida ou excessiva seria outro tipo de causa.

As doenças reumáticas costumam vir acompanhadas de artrose. As tensões musculares elevadas são um fator potencial, pois comprimem as cartilagens. Um exemplo concreto de tensão muscular é acontecer frequentemente na zona cervical e pelo fato de não afetar o sobrepeso, mas esta tensão muscular mecânica acaba se tornando um fator desencadeante da artrose.

Em relação a sua prevenção, há algumas recomendações que podem ser úteis. Em primeiro lugar, evitar a obesidade e levar uma dieta equilibrada e saudável. É conveniente não praticar esportes de impacto nas pessoas com os primeiros sintomas de artrose e não realizar esforços mecânicos excessivos. Por último, é aconselhável fortalecer os músculos para assim minimizar o enfraquecimento das articulações.

Imagem: iStock. Jan-Otto

Relacionados:

  1. Articulação
  2. Colágeno
  3. Ossos da Face
  4. Stretching (Exercícios de Alongamento)
  5. Estenose Pilórica
  6. Febrícula
  7. Entorse
  8. Tanatoestética e Tanatopraxia
  9. Osso da Perna
  10. Presbiopia