Articulação - Conceito, o que é, Significado

A articulação é a união de dois ou mais ossos entre si e de todos os elementos que fazem parte dessa união.

As articulações de nosso organismo são classificadas em função de vários aspectos. Segundo o movimento, há articulações totalmente imóveis (chamadas de sinartrose), algumas são semimóveis (anfiartrose) e outras são totalmente móveis (as diartroses).

As articulações que mais podem afetar negativamente nossa estrutura mecânica são as que têm mobilidade

Estas articulações são lisas e não tem nenhuma rugosidade, evitando assim o atrito entre elas. Por outro lado, estão cobertas de cartilagem para que o atrito seja menor. Além disso, estão cobertas por uma cápsula articular e rodeadas por uma membrana sinovial formada por um tecido conjuntivo.

Por último, há o líquido sinovial com a função de favorecer a mobilidade da articulação e ajudar sua lubrificação. Existem também elementos próprios dos quais atuam em sua funcionalidade mecânica: os ligamentos, tendões e meniscos. A estrutura que age na mobilidade da articulação são os ligamentos cuja função é reforçar a união dos ossos.

Embora algumas articulações não se movam, elas permitem e participam do movimento

Sua estrutura pode ser em forma de dobradiça ou pivô. As articulações dos cotovelos ou dos joelhos se apresentam em forma de dobradiça e se movem apenas em uma direção, já os antebraços e as pernas podem simplesmente ser dobrados e esticados. Entre a cabeça e o pescoço estão as articulações de pivô que permitem o movimento rotatório, deslocando a cabeça para os lados. Os ombros e os quadris possuem articulações em forma de pivô, que são as mais móveis e flexíveis, pois permitem o deslocamento em qualquer direção.

As doenças que afetam nossos ossos e articulações recebem o nome de osteoarticulares

São várias as patologias mais comuns: artrite, fibromialgia, osteoporose, tendinite, bursite ou reumatismo. Algumas delas estão associadas à idade e se manifestam como um processo degenerativo natural do organismo. Por este motivo, os médicos recomendam exercícios físicos moderados para prevenir qualquer tipo de problema que venha afetar as articulações e os ossos.

O funcionamento correto das articulações depende também de nossa alimentação. A água proporciona uma lubrificação adequada do líquido sinovial, os alimentos ricos em enxofre (cebola, alho e alho-porró) favorecem a formação do colágeno e a anchova é antioxidante e anti-inflamatório.

Imagem: iStock. NI QIN

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: