Conceito » Cultura » Artesanato

Artesanato - Conceito, o que é, Significado

O artesanato é uma atividade destinada à elaboração de determinado produto realizado com técnicas tradicionais.

O artesanato é um ramo da arte, embora esteja normalmente associado a procedimentos e materiais simples que fazem parte de uma tradição cultural ancestral. Aquele que realiza esta atividade é o artesão e mesmo sendo um profissional, muitas vezes, confecciona um objeto como se fosse uma atividade lúdica e sem remuneração.

O artesanato tem sido historicamente a modalidade de produção humana há milhares de anos

Os objetos cotidianos são realizados manualmente e com procedimentos técnicos rudimentares. Com o surto da Revolução Industrial, o artesanato perdeu seu papel hegemônico e com o passar do tempo se tornou um setor econômico secundário em relação ao seu volume gerado de riqueza. Na verdade, a rentabilidade de um produto elaborado artesanalmente é escassa, já que seu preço costuma ser elevado em comparação a um produto equivalente fabricado de modo industrial.

Embora o artesanato não seja competitivo em termos econômicos, trata-se de um modo de produção que contém algumas características bem valorizadas por um setor dos consumidores. O objeto artesanal é fabricado com esmero e dedicação. Normalmente a qualidade é superior a de um produto industrial. O objeto criado apresenta uma particularidade diferenciada, pois não é confeccionado em série. Todas estas peculiaridades fazem com que o artesanato seja considerado sinônimo de algo bem feito.

Apesar de a tecnologia deixar o protagonismo do artesanato para trás, o mesmo faz parte da cultura de um povo, da sua identidade e da sua maneira de entender a vida

Esta dimensão histórica, tradicional e popular lhe dá um significado especial em relação ao conjunto das atividades artesanais. Seu valor se torna mais evidente, pois ao adquirir um objeto artesanal sabemos aproximadamente o que há por detrás dele (a técnica utilizada, o tempo empregado e o esforço do artesão). Esta informação se torna totalmente desconhecida quando compramos objetos produzidos em série. Na verdade, o valor sentimental de algo artesanal é normalmente exclusivo, uma vez possui um componente humano diferenciado em relação aos aparelhos do nosso dia a dia.

Muitos trabalhos artesanais estão desaparecendo. Isso é um processo quase que inevitável, mas esta realidade provoca certa contradição: de modo racional sabemos que o artesanato não é competitivo, mas que emotivamente é considerado um legado importante que está sendo perdido.

Imagem: iStock. Alexey Tkachenko

Relacionados:

  1. Caseiro (comida, remédio)
  2. Distribuidor
  3. Catálogo
  4. Artes Plásticas
  5. Excedente (Economia)
  6. Mercadologia
  7. Vida Útil
  8. Produção
  9. Packaging
  10. Qualidade