Conceito » Cultura » Artes Plásticas

Artes Plásticas - Conceito, o que é, Significado

As artes plásticas podem ser definidas como o conjunto de atividades de natureza gráfica ou plástica, com as quais o ser humano reflete sua visão da realidade através de uma obra, da qual precisa da visão ou do tato para ser apreciada.

Embora tradicionalmente a definição das artes plásticas inclua a utilização de materiais maleáveis por parte de artistas que criam suas obras, esta definição hoje em dia já está superada e apresenta um leque mais amplo de atividades. Para que uma obra seja considerada uma arte plástica, ela deve ser tangível, ou seja, ser real, visível e palpável.

Isto permite que além das disciplinas consideradas pelas artes plásticas, outras desconhecidas também fazem parte deste ramo no momento.

Tradicionalmente, considera-se a existência de apenas três tipos de artes plásticas: a pintura, a escultura e a arquitetura

Porém, esta percepção vem mudando ao longo do tempo, já que com o desenvolvimento das novas técnicas e de certos avanços tecnológicos têm surgido novas formas de expressão artística.

O início do século XIX possuía vários tipos de artes plásticas, entre elas: a pintura, a escultura, o desenho, a gravura, a pintura mural, a cerâmica, a ourivesaria e o artesanato, posteriormente outras manifestações artísticas também tiveram espaço até o ponto de incluir outras nem tanto convencionais como cinema, fotografia ou arte digital. A arte moderna e sua versatilidade de materiais e conceitos também revolucionaram este campo.

Isto acontece basicamente porque as artes plásticas partem de princípios comuns a imensidão de disciplinas artísticas. Princípios como as teorias da cor, da psicologia e da percepção, elementos de desenho, conceitos de proporção e composição se encontram na raiz de cada uma das disciplinas.

Partindo disso, os artistas utilizam diversos métodos para dar forma a suas ideias, embora estes métodos se encontrem claramente delimitados

Existe uma tendência cada vez maior em utilizar diferentes disciplinas e métodos ao mesmo tempo para criar obras únicas e de personalidade própria.

Não é estranho encontrarmos cada vez mais artistas multidisciplinares considerar que através do domínio de diferentes técnicas e do conhecimento de inúmeros materiais elevarem o nome das artes plásticas a um degrau maior.

Imagem: iStock - Alfonso Cacciola

Relacionados:

  1. Belas Artes
  2. Artes Cênicas
  3. Pintura Abstrata
  4. Musa
  5. Artista
  6. Expressão
  7. Arte Figurativa
  8. Dismorfofóbico
  9. Arte do Paleolítico
  10. Hiper-Realismo