Conceito » Cultura » Artes Cênicas

Artes Cênicas - Conceito, o que é, Significado

A ideia de arte pode ser especificada a partir da enumeração das sete artes tradicionais ou clássicas: Pintura, Escultura, Dança, Teatro, Literatura, Música e Cinema. Todas estas manifestações são uma expressão de criatividade, ou seja, de arte.

Entre as artes mencionadas, a dança e o teatro são as atividades fundamentais para a formação das Artes cênicas, ainda mais, são assim chamadas porque se apresentam em algum cenário ou palco.

Os gêneros das Artes cênicas

O teatro e a dança possuem gêneros bem diversificados: a ópera, a zarzuela, as representações teatrais tradicionais, as performances, os recitais, cabarés, fantoches e marionetes. Há uma grande variedade de atividades das quais os artistas podem mostrar sua arte ao público em um cenário. O conceito cenário tem mudado ao longo da história: desde os teatros clássicos da Grécia e Roma antiga até as performances realizadas nas ruas de hoje, passando pelos teatros ao ar livre e aos outros modelos de espaços cênicos.

Cenografia: estrutura e pontos essenciais

Qualquer das representações mencionadas envolve a presença de um diretor de cena, este que coordena os diversos elementos que fazem parte de um cenário: a iluminação, a decoração, o vestiário, a música, a ambientação, entre outros.

Estudo e formação em Artes cênicas

Os gêneros mencionados anteriormente e os elementos próprios da cenografia indicam que as Artes cênicas possuem identidade suficiente para estabelecer uma formação acadêmica.

Os estudantes que se formam nas escolas especializadas em Artes cênicas devem estar preparados para as mais variadas atividades: técnicas de interpretação, fundamentos da voz, história do teatro, expressão corporal, técnicas audiovisuais e gestão de projetos teatrais. Os conteúdos destas matérias têm uma finalidade evidente: formar futuros atores.

Neste sentido, é importante que um ator saiba recitar, dançar, mexer o corpo adequadamente e por fim comunicar-se com o público em geral. Por outro lado, para que um cenário tenha vida, é necessária a presença de espectadores e para isso é preciso uma boa estratégia de gestão.

O mundo das Artes cênicas engloba, portanto, três elementos relacionados: a formação de intérpretes, uma cenografia como referência e o negócio do espetáculo (conhecido como Show Business).

Um ator em cena atua como um intermediário entre o criador (um autor teatral) e o público que assiste a obra. Assim, o ator se transforma em um intérprete que, orientado e dirigido por um diretor, tenta transmitir em cima do palco suas ideias e emoções aos espectadores.

Imagem: iStock. se_media

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: