Conceito » Geografia » Arquipélago

Arquipélago - Conceito, o que é, Significado

A palavra arquipélago é um termo representativo da geografia. É usado para citar uma série de ilhas e ilhotes que fazem parte de um conjunto a uma distância próxima de cada.

Não há nenhum critério estabelecido para determinar qual é o número de ilhas necessário para formar um arquipélago

Esta denominação pode ser variável em relação à quantidade. Podem ser milhares de ilhas ou então um número muito reduzido.

Etimologicamente a palavra arquipélago é formada pelo prefixo “arqui” que quer dizer superior e “piélagos” que significa mar. Ainda, deve-se destacar que este termo foi usado na antiguidade para denominar o Mar Egeo.

Os arquipélagos são formados por camadas de terra e pelo mar que os rodeia. Portanto, trata-se de um conceito geográfico que combina o elemento terrestre com o marítimo.

É bastante comum que este grupo de ilhas tenha uma origem vulcânica, na qual é formado por diversas etapas ou ciclos. Outra de suas peculiaridades é que normalmente não estão situados próximos à costa.

Geralmente, os arquipélagos descrevem um ecossistema marítimo com características comuns e algumas peculiaridades em cada ilha

De fato, há espécies que são endêmicas apenas em uma das ilhas do arquipélago.

Um dos arquipélagos mais importantes é o das Ilhas Galápagos. Sua relevância tem várias vertentes, pois é um patrimônio da humanidade e uma referência na pesquisa da natureza. Entretanto, seu protagonismo tem um componente único, uma vez que foi em Galápagos que Charles Darwin encontrou as provas necessárias para concluir sua teoria sobre a seleção natural das espécies, também conhecida como a teoria da evolução.

De maneira excepcional, os arquipélagos estão localizados em água doce e fazem parte de um rio. Isto é o que acontece com o Rio Negro, situado no estado do Amazonas (Brasil), onde se encontra o Arquipélago Anavilhanas, formado por 400 ilhas. Os arquipélagos fluviais são incomuns no planeta, mesmo assim alguns deles se encontram na bacia do Amazonas.

Por último, pode-se dizer que o termo arquipélago tem uma peculiaridade literária. O escritor russo Alexander Soljenítsin nomeou sua obra principal como “Arquipélago Gulag”, um romance que denuncia a repressão do sistema soviético e utiliza este conceito geográfico como sinônimo de um lugar isolado. O sistema carcerário descrito faz parte de uma espécie de arquipélago separado do mundo.

Imagem: iStock. Rhoberazzi

Relacionados:

  1. Macaronésia
  2. Ilhota
  3. Ilha
  4. Tratado de Paris de 1898
  5. Istmo
  6. Subducção de Placas
  7. Halógeno
  8. Morfema
  9. Atlas Geográfico
  10. Oceano