Conceito » Aprender » Arborização

Arborização - Conceito, o que é, Significado

ArborizacaoA arborização é o processo pelo qual as árvores são plantadas extensivamente, a fim de contrabalançar a exploração madeireira que foi feita no passado. Ela se ajusta bem a uma metodologia de cuidar do habitat e evitar que espécies de plantas ou animais se percam pela ação do homem. A arborização pode levar muitos anos para ser concluída, pois existe um uso racional dos recursos. Na verdade, algumas árvores demoram muito para atingir a estatura adulta, circunstância considerável na relação entre árvores derrubadas e plantadas, mas que devem ser recuperadas.

O processo descrito é realizado especialmente quando as árvores em questão representam uma fonte de bens ou matérias-primas para seu desenvolvimento. Na verdade, o fato de necessitar de madeira de forma abundante para a manutenção de uma atividade produtiva faz com que a perda de árvores seja um problema a ser considerado no futuro. Esta circunstância coloca em perigo esta atividade, além de provocar danos ambientes. Com a finalidade de evitar esta situação, se prevê a substituição das árvores utilizadas. Este tipo de procedimento tem lugar hoje como resultado da conscientização em relação ao uso dos recursos naturais. Neste sentido, tem havido um enorme avanço, permitindo que ambas as espécies de plantas e animais tenham algum tipo de proteção em relação à atividade econômica do homem.

Sem dúvida a prática de arborização tem alguns anos de existência, mas tem sido considerada seriamente apenas nos últimos anos. No passado, a atitude que se tinha com os recursos naturais era tão abundante que significava uma perda de tempo e a necessidade de recuperação desses recursos. No entanto, com o passar do tempo e o crescimento da economia, esta circunstância passou a ser revisada. Na verdade, no passado uma atitude desta envergadura era considerada cara do ponto de vista econômico, porém hoje em dia é considerada muito mais cara ainda com a perda de florestas inteiras. Além do dano ambiental, existe a baixa no fornecimento de madeira e assim o aumento de preço. Com o tempo e o avanço de técnicas em relação a esta atividade, certamente irá aparecer resultados mais eficientes.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: